Iguatu

Projeto de avaliação da bacia sedimentar de Iguatu foi demonstrado em reunião de Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe

Published

on

Em recente reunião realizada no Hotel Diocesano, do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, ocorreu a apresentação do andamento do projeto de avaliação Hidrogeológica Qualiquantitativa da Bacia Sedimentar de Iguatu.

O estudo deve ser concluído até o fim deste ano. A iniciativa do projeto, pioneiro na região Centro-Sul do Ceará, foi do então secretário Executivo da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Estado, o ex-prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, que destacou a importância da análise do lençol freático para o abastecimento humano e fornecimento de água para o setor agropecuário.

“A finalidade do estudo é saber a quantidade e a qualidade da água subterrânea nas bacias hidrográficas que abrangem os cinco municípios da região”, frisou Alcântara. “Vamos poder planejar a médio e longo prazos uma melhor eficiência na utilização dos recursos hídricos”.

O trabalho foi iniciado há dois anos entre a Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) e a SRH.

Um dos técnicos da empresa fez a apresentação do estudo. Disse que foram avaliados mil poços na região (cacimbão, poços rasos, profundos) e um dado é preocupante, pois cerca de 80% apresentam contaminação de coliformes fecais.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile