Policial

Profissional de saúde é agredida com tapa nas costas durante vacinação em Fortaleza

Published

on

Um homem branco de cerca de 60 anos agrediu com um tapa nas costas uma profissional de saúde negra durante a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza. O caso aconteceu na tarde do último sábado, 24, no shopping Riomar Fortaleza. A agente de saúde e auxiliar de enfermagem do Programa de Saúde da Família (PSF) conversou com o O POVO sobre o episódio, que resultou em um Boletim de Ocorrência (BO).

A vítima, que não quis se identificar, foi convocada para compor o quadro de profissionais da campanha de vacinação no shopping Riomar Fortaleza, no bairro Papicu.

O movimento era intenso no drive-thru à tarde. De acordo com a auxiliar de enfermagem, quando o senhor chegou para se vacinar, ele disse: “Eu sou muito forte”. Como de costume, a profissional de saúde respondeu: “Que bom”. Na sequência, conta a vítima, ele ergueu a voz e disparou: “Eu não tenho medo de vacina!”. Quando a agente se virou para preparar a dose do imunizante, sentiu o tapa nas costas. “Eu sou agressivo”, afirmou o homem.

“Não consegui ter reação”, disse a vítima ao O POVO. Quando o homem foi embora, a profissional de saúde foi atendida por seus colegas e assistida pela Guarda Municipal. Ela aguarda retorno do Boletim de Ocorrência.

Racismo e divergência ideológica

A auxiliar de enfermagem acredita que a agressão foi motivada por racismo e divergência ideológica. Na ocasião, ela estava vestida com uma blusa de cor vermelha, que estampava os seguintes escritos: “Eu defendo o SUS” (Sistema Único de Saúde).

“Estou muito abalada, muito triste. Na hora, eu não estava acreditando que isso estava acontecendo comigo. Quando alguém agride alguém que a gente ama, a gente revida. Mas, quando é com você, você fica sem reação”, desabafou.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), “a vacinação contra a Covid-19, neste sábado (24/04), ocorreu dentro do horário previsto, de 9h às 17h, sem interrupções, em todos os 63 locais destinados para a aplicação do imunobiologico”. A pasta confirma que, no centro de vacinação instalado no Shopping RioMar Fortaleza, integrantes da equipe de vacinação do município foram vítimas de agressões físicas e verbais.

“Mesmo diante da ocorrência, a equipe aplicou a vacina no agressor e, após a conclusão da manipulação do imunológico, registrou a agressão em boletim de ocorrência”, continua a nota da Secretaria. “A Prefeitura de Fortaleza acompanha e apoia a investigação do caso pelos órgãos competentes”, conclui.

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile