Política

Professores lotaram a Câmara Municipal pedindo melhorias na educação pública

[caption id="attachment_10919" align="alignleft" width="600"](Foto:Daniela Lima)[/caption]A greve dos professores da rede pública de ensino é uma realidade nacional atualmente. Em diversos estados da federação os servidores se mostram desejosos por mudanças na educação básica.

Published

on

(Foto:Daniela Lima)

A greve dos professores da rede pública de ensino é uma realidade nacional atualmente. Em diversos estados da federação os servidores se mostram desejosos por mudanças na educação básica.

Fundado recentemente, o Sindicato dos Professores de Iguatu (SINPROFI) realizou na tarde de ontem (18), uma mobilização nas ruas da cidade que seguiu em direção à Câmara Municipal para a Sessão Ordinária da Casa Legislativa. Centenas de professores da rede estadual e municipal lotavam a plateia com cartazes e faixas em protesto de forma ordeira e direta.

O presidente da Câmara, vereador Bandeira Junior vetou a fala dos parlamentares a fim de usar todo o período da sessão para os pronunciamentos dos professores que usaram a tribuna apresentando as pautas e motivos da manifestação.

Naquela ocasião eles pediam: Reestruturação do PCC; pagamento retroativo da progressão horizontal; implantação integral do 13º; aplicação real do horário de estudo com local de livre escolha; transparência na aplicação dos recursos do FUNDEB; publicação da efetivação; garantia do processo de efetivação para os demais professores de 100 horas; seleção para contratação de profissionais temporários; descongelamento do anuênio; fixação do percentual de diferencial entre as carreiras e aplicação correta da Lei 957-2004 (ajuda de custo). 

Os profissionais apresentaram também alguns pontos de interesse da classe estudantil como: melhorar e ampliar a estrutura das escolas; construir mais escolas; inaugurar as que já estão prontas; garantir ao aluno o acesso à escola mais próxima de sua residência; fardamento escolar e garantir merenda escolar para todo o ano letivo.

Após as explanações foi formada uma comissão de vereadores para discutirem posteriormente as formas possíveis para atender as reivindicações. Foi enviado ainda um ofício a Secretaria Municipal de Educação para que envie relatório detalhado da real situação de Iguatu.

EM ALTA

Sair da versão mobile