(Foto: Reprodução)

A Professora Dra. Sofia Lerche Vieira, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/Uece), é a única representante da instituição a figurar na lista Latin America Top 100 Education Scientists de 2022, ocupando a 74ª posição no ranking.

De acordo com o portal da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd), o ranking é organizado a partir do “AD Scientific Index, que mostra os coeficientes de produtividade de cientistas e pesquisadores de todo o mundo com base nos perfis públicos no Google Scholar, tendo como base a produção total, atividade nos últimos cinco anos e número de citações”. A publicação é uma forma de reconhecimento internacional da produção científica no campo da Educação. Em primeiro lugar na lista está o Prof. Dermeval Saviani (UFES).

No Ceará, Sofia Lerche Vieira é a única cientista da educação a figurar na lista, acompanhada de três colegas do Nordeste da Universidade Estadual de Feira de Santana, Instituto Federal do Piauí e Universidade Federal de Sergipe.

Na lista dos World Top 100 Education Scientists in Brazil 2022, a professora também é a única representante da Uece, ocupando a posição 48ª posição, o que significa estar classificada entre os 50 maiores cientistas da educação brasileira. Como professora aposentada da Uece, há 11 anos Sofia Lerche vem atuando no PPGE da Uece orientando alunos, ministrando disciplinas, e desenvolvendo pesquisas que tem contribuído para entender e aperfeiçoar as políticas educacionais do estado do Ceará.

Para acessar a lista completa Latin America Top 100 Education Scientists 2022, clique aqui.

Fonte: UECE