Iguatu

Professor e alunos da UFC vem a Iguatu conhecer a produção do melhor milho do Ceará

Published

on

Uma visita de campo composta por professor e alunos da UFC- universidade Federal do Ceará, do curso de Agronomia, foi realizada na comunidade da Barra I, Iguatu, neste dia 04/11.

Área do plantio vista de cima

Eles vieram conhecer de perto, uma área plantada de milho verde, que hoje tem mantido o comércio do produto em Iguatu e na região Centro-Sul. São cerca de 04(quatro) hectares de milho, à beira do Rio Trussu, que mesmo seco, tem conseguido irrigar uma área onde são produzidas mais de 30 mil espigas do produto.

Produtor mostrando a riqueza que vem sendo produzida na Barra I

Um dos  produtores ,José Luiz, disse que antes da parceria com a Universidade eram colhidas em média 10 mil espigas por hectare, e depois da parceria está sendo colhida quase 40 mil, sem contar com a qualidade do produto que melhorou substancialmente.

A visita dos alunos e professor  da UFC, que já foi a terceira, partiu da iniciativa do Engenheiro Agrônomo, Hildernandes Barreto, que é Iguatuense e morador da comunidade da Barra.

Demonstração do plantio da semente na terra

Segundo ele, já são 10 anos de pesquisa junto a UFC e três experimentos com milho verde na área nutricional realizados nos anos de  2007, 2010 e 2015 e a partir do resultado desses experimentos colocados em prática juntamente com os produtores, houve uma mudança significativa na própria qualidade do milho, chegando a ser produzido o melhor milho verde do Ceará.

Para a produção do produto foi necessário apenas cavar uma cacimba no leito do Rio, juntamente com dois pequenos motores, para irrigar a área do plantio.

Engenheiro Agrônomo e alunos da UFC em campo

O professor  da UFC, Alec Dutra, ficou impressionado que no meio de uma sequidão vivida neste atual momento, os agricultores consigam  produzir um produto com tanta qualidade. Para ele, a vinda dos alunos é uma oportunidade de saírem de dentro da sala de aula, porque às vezes eles ficam muito na teoria, e a visita no campo é uma vivência na prática do dia-a-dia do produtor, tirando suas dúvidas.

Professor e aluno em campo visitando a Barra I

O aluno do 6º semeste de Agronomia, Reuel Xavier, diz ser uma oportunidade muito boa estar no campo,  podendo ver a prática dos conhecimentos que são aprendidos em sala de aula. Reuel disse que o que viu na Barra I, parece ser um oásis no meio do deserto.

EM ALTA

Sair da versão mobile