Ceará
Produção de castanha-de-caju em cidade do Ceará cresce 75% em um ano e lidera ranking nacional
O Ceará se destaca como o maior produtor de castanha-de-caju do Brasil, concentrando oito dos dez municípios com maior produção da semente. A cidade de Bela Cruz, localizada no litoral norte do estado, lidera o ranking nacional, com um crescimento expressivo de 75% na produção. Esse desempenho reforça o protagonismo cearense no cultivo da oleaginosa, cuja produção está fortemente enraizada na região Nordeste do país.
Em 2024, Bela Cruz produziu 13,6 mil toneladas de castanha-de-caju, alcançando um valor estimado de R$ 61,5 milhões. Os dados são da Pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de Bela Cruz, os municípios de Beberibe, no litoral leste, e Alto Santo, no Vale do Jaguaribe, ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar no ranking nacional de produção.
Anteriormente, o primeiro lugar era ocupado por Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, que agora caiu para a quarta posição. Ao lado de Pio IX, no Piauí, Serra do Mel é um dos únicos municípios fora do Ceará presentes entre os dez maiores produtores. A pesquisa confirma que o cultivo da castanha-de-caju é predominante no Nordeste, região onde a espécie é nativa e tem papel relevante na economia agrícola local.