Ceará
Previsão da Funceme aponta para poucas chuvas até fevereiro
Segundo a previsão climática elaborada nesta sexta-feira, 20, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o fenômeno El Niño se apresenta em estado mais intenso desde 1997/1998, e como consequência, para os meses de dezembro de 2015, janeiro e fevereiro de 2016, o prognóstico aponta 69% de probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará durante o período. As chances de haver precipitações em torno da média são de 23% e para chuvas acima da média, a probabilidade é de apenas 8%.
A categoria abaixo da média histórica para o trimestre dez-jan-fev no Estado corresponde a chuvas de 0 a 203,6mm. Precipitações de 203,7 a 312,7mm são consideradas em torno da média e, se chover 312,8mm ou mais, a categoria é acima da média.
“É muito importante ressaltarmos que o trimestre em questão engloba dois meses de pré-estação chuvosa, dezembro e janeiro, quando os sistemas que normalmente atuam nessa época são de menor previsibilidade, como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, Cavados e a influência de Sistemas Frontais”, explica o meteorologista Leandro Valente. Ele destaca também, que, apesar da baixa previsibilidade, além do modelo atmosférico da Funceme, outros modelos de instituições nacionais e internacionais também apontam maior probabilidade de precipitações abaixo da média para o Ceará nos próximos três meses.
Todos os meses, a Funceme lança previsão climática para o trimestre posterior. Entretanto, o principal prognóstico que a instituição elabora é divulgado na segunda quinzena de janeiro (que aponta para os meses de fevereiro, março e abril), quando são analisadas as condições termodinâmicas do Pacífico e do Atlântico pouco antes do início da quadra chuvosa no Ceará.
Fonte: Ceará Agora
-
Iguatu4 semanas atrásGestão de Iguatu é denunciada à Organização Internacional do Trabalho, órgão internacional ligado à ONU, por supostas práticas antissindicais
-
Americando4 semanas atrásAMERICANDO: 93 anos do “Arado”
-
Noticias4 semanas atrásFunceme prevê redução gradual das chuvas no Ceará ao longo da semana
-
Noticias4 semanas atrásIrã afirma que não pretende realizar nova rodada de negociações com os Estados Unidos
-
Noticias4 semanas atrás128 municípios do Ceará estão sob alerta de chuvas intensas até as 23h59 desta segunda-feira (20)
-
Noticias4 semanas atrásSérie D: Iguatu e Maracanã mantêm embalo na 3ª rodada, enquanto Ferroviário sofre primeira derrota
-
Iguatu2 semanas atrásO único lugar onde marketing e propaganda vêm antes de trabalho é no dicionário — gasto milionário levanta questionamentos em Iguatu
-
Noticias3 semanas atrásCeará tem chuvas intensas nesta segunda (27) e mais de 40 cidades entram em alerta de perigo

