Ceará

Prefeitura de Fortaleza irá plantar 35 mil árvores até 2016

[caption id="attachment_12396" align="alignnone" width="600"]Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação[/caption]

A Prefeitura de Fortaleza lançou um plano de arborização, no Parque das Crianças, nessa sexta-feira (23), com a meta de plantar cerca de 35 mil árvores nas sete regionais até o mês de dezembro de 2016.

Published

on

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza lançou um plano de arborização, no Parque das Crianças, nessa sexta-feira (23), com a meta de plantar cerca de 35 mil árvores nas sete regionais até o mês de dezembro de 2016.

 De acordo com informações da Prefeitura, o plano foi criado para garantir que a arborização vai ocorrer de forma ordenada, estruturada e respaldada em orientações legais e técnicas do ponto de vista urbano e ambiental. Além de evitar a descontinuidade das ações e o desperdício de dinheiro público.

O plano é dividido em eixos, como o de Sustentabilidade e de Educação Ambiental. No primeiro, estão planejadas, por exemplo, a contratação da atualização do Plano Diretor de Drenagem de Fortaleza, a elaboração do Inventário de Emissões de Carbono de Fortaleza (em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade) e a contratação dos serviços de consultoria para a criação do Certificado Fator Verde para construções sustentáveis.

As ações pertencentes ao eixo da Educação Ambiental enquadram, entre outras, a integração da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a ampliação e formação de agentes multiplicadores de educação ambiental na cidade, realização de coleta seletiva nos grandes eventos em parceria com a Rede de Catadores e a reativação da Usina do Coco.

Oficinas de plantio

As oficinas de plantio acontecerão nas sete regionais da cidade. Na tarde desta sexta-feira (25), acontece a primeira reunião na Regional do Centro e o cronograma segue até o dia 6 de agosto, encerrando com a Regional II. “A ideia é que a gente decida esses locais de plantio com a própria comunidade, por que eles sabem quais são os lugares mais necessitadas de cobertura do verde”, esclareceu Roberto Cláudio.

Nas oficinas participativas, serão organizados pequenos grupos de trabalho por bairro, que devem discutir quais as áreas mais carentes de arborização e marcar no mapa as vias prioritárias. As datas das oficinas e o cronograma do Plano de Arborização estão disponíveis no site e na página no Facebook da Seuma.

Fonte: DIARIO DO NORDESTE

 

EM ALTA

Sair da versão mobile