Política
Prefeito de Piquet Carneiro discursa na tribuna da Câmara em Brasília
[caption id="attachment_2975" align="alignleft"]
Prefeito Expedito discursou em Brasília representando a APRECE[/caption]O prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento, PSD discursou em Brasília na tribuna da Câmara dos Deputados. Ele representava a Aprece-Associação dos Prefeitos do Ceará, como vice-presidente da entidade, onde reivindicou ações por parte do governo federal, no sentido de socorrer os agricultores cearenses e suas famílias, que sofrem com os efeitos da maior seca já registrada nos últimos 50 anos no Nordeste.
O prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento, PSD discursou em Brasília na tribuna da Câmara dos Deputados. Ele representava a Aprece-Associação dos Prefeitos do Ceará, como vice-presidente da entidade, onde reivindicou ações por parte do governo federal, no sentido de socorrer os agricultores cearenses e suas famílias, que sofrem com os efeitos da maior seca já registrada nos últimos 50 anos no Nordeste.
Confira a integra do pronunciamento do prefeito no final desta matéria.
Por ocasião de sua estada em Brasília, o prefeito de piqueense participa também de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural, quando debateu com os demais membros daquela Comissão e outros representantes sobre o endividamento dos produtores rurais do Nordeste, em face dos problemas com a seca, principalmente o abastecimento de água na Região”. A audiência aconteceu no período da tarde às 14h30, desta quarta, 07/05 e contou com a participação de Neri Geller, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Jenner Guimarães do Rêgo, secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Nacional; Edilson Silva Ferreira – Superintendente de Recuperação de Crédito do Banco do Nordeste do Brasil S.A-BNB; João Luiz Guadagnin, diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção do MDA, e representante do Ministro; Henrique Jorge Tinoco de Aguiar – Diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e Atração de Investimento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE.
Expedito José tem externado sua preocupação por onde tem passado, sob o argumento de que o estado do Ceará inteiro sofre com os efeitos da seca, e as ações que deveriam chegar por parte do governo federal não estão acontecendo como deveria fator que tem ajudado a agravar ainda mais a situação. O prefeito do município de Piquet Carneiro que sensibilizar as autoridades dos governos de que as ações de convivência com a seca precisam ser descentralizadas para diminuir a burocracia e minimizar o sofrimento, principalmente de quem mora na zona rural.
Expedito José do Nascimento
ÍNTEGRA DO DISCURSO DO PREFEITO EXPEDITO NA TRIBUNA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM BRASÍLIA, EM SESSÃO DA COMISSÃO GERAL QUE DISCUTIU A SECA DO NORDESTE
O SR. EXPEDITO JOSÉ DO NASCIMENTO – “Boa tarde a todos. Inicialmente, gostaria de parabenizar o Presidente da Casa, de agradecer ao Dr. João, que abriu espaço para que tivéssemos esta oportunidade, e de abraçar o Deputado Chico Lopes, também do nosso Ceará.
Eu acho que depois de tudo que foi discutido aqui, posso dizer: toda a vez que o Prefeito, o Vereador e o Deputado descem à base eles têm o sentimento do que realmente está acontecendo.
Aqui se falou muito, mas eu volto para o interior sem levar nada, sem levar uma solução prática para os agricultores. Não tenho o que dizer para eles o que eu vim fazer aqui.
Eu gostaria que o Ministro Fernando Bezerra tivesse paciência — sei que V.Excia.,tem seus compromissos — de nos ouvir. A água não é tão fácil. Os carros-pipas não estão aí como foi dito.
No Ceará, por exemplo, havia a estimativa de receber 13 milhões da Defesa Civil. Até agora só recebemos 3 milhões. A prestação de contas foi apresentada, segundo a Defesa Civil, no dia 25 de fevereiro.
Eu trouxe aqui alguns documentos. Hoje, nós temos o endividamento rural como a maior questão que assola nosso meio. Temos que encontrar solução. Não tem que pensar só que existe produtor “pronafiano”. O produtor do Nordeste é um único produtor, é o produtor pequeno, é o médio, é o mínimo, é um produtor só. Temos que começar a discutir essas regras. Temos que começar a pensar urgentemente em ver essas questões judiciárias, que estão cobrando e que estão levando os nossos agricultores ao sufoco. Temos que melhorar o repasse dos recursos dos Municípios, que está diminuindo dia a dia. E nós não temos muito o que fazer.
E aqui eu trouxe, para entregar nas mãos do Presidente, um documento da nossa Associação, que foi entregue na mão da Presidenta da República. Temos também um documento assinado por todos os Secretários de Saúde dos Estados do Nordeste, que diz que a nossa água está com 65% de poluição, estamos em condições subumanas, sem condições de levar água para o nosso povo beber e para os nossos animais.
Eu acho que chegou o momento de se pensar, eu sei que aqui é a Casa das discussões, aqui é a Casa das soluções, e nós esperamos, mesmo voltando hoje para o Ceará, sem a esperança de que tudo vai ser resolvido, que esta Casa encontre soluções rápidas e urgentes, porque o Nordeste não pode mais esperar.
Obrigado. Boa tarde”. (Palmas.)
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

