Noticias
Pesquisa descobre floresta fossilizada de 290 milhões de anos no Paraná

Uma descoberta de 2018, feita por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, encontrou 165 árvores dentro de rochas no município de Ortigueira (PR). O estudo foi publicado na revista científica Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology.
As análises mostraram que a floresta fossilizada existiu há 290 milhões de anos. Segundo os pesquisadores, as árvores tinham entre quatro e 18 metros.
A cientista Thammy Mottin, doutoranda e responsável pela pesquisa, considerou o achado uma surpresa, uma vez que a equipe estava em busca de amostras das rochas.
Em um comunicado, André Luís Spisila, geólogo e pesquisador do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), explicou o achado chama a atenção não só pela quantidade de troncos fossilizados e seu grau de preservação, mas também por estarem em posição de vida, o que é muito raro para plantas continentais.
As plantas encontradas são licófitas, que não possuem flores, do gênero das árvores do município paranaense, que fica a 256 quilômetros da capital, Curitiba.
De acordo com Spisila, a posição de vida “indica que o soterramento destas licófitas ocorreu de forma muito rápida e catastrófica. É um grande achado que irá colaborar para compreendermos melhor os paleoecossistemas, paleoclima e paleogeografia do antigo continente”.
Ele explicou ainda que na época em que essa floresta existiu, o Hemisfério Sul estava unido em um único continente chamado Gondwana, formado pela América do Sul, Austrália, África, Antártica e Índia.
Fonte: CNN Brasil
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Noticias1 semana atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Iguatu1 semana atrás
Justiça Eleitoral Condena Prefeito de Iguatu e vice por Abuso de Poder Econômico e Ligação com Facção Criminosa em Eleições 2024
-
Iguatu2 semanas atrás
Ministério Público Eleitoral pede fim de acusação contra Ilo Neto por falta de provas
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população
-
Iguatu1 semana atrás
Ministério Público Eleitoral de Iguatu Recomenda Improcedência de Ação que Pedia Cassação de Prefeito e Vice