Iguatu
Passeata faz alerta contra exploração sexual infantil
Pela defesa de crianças e adolescentes de Iguatu, a Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), realizou, nesta sexta-feira, 18, o dia do “Faça bonito”. As atividades marcaram o início oficial da campanha de combate ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes, com o objetivo de chamar atenção para o problema que afeta a sociedade de todo o Brasil e, desta forma, também na cidade.
Com o slogan Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes, a ação convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. O dia D iniciou com uma passeata na praça da Caixa Econômica, seguindo por ruas da cidade até a Praça da Matriz, com a participação de alunos, professores e servidores dos equipamentos assistenciais. No trajeto, material explicativo e orientações sobre o combate ao abuso sexual foram distribuídos.

A atividade tinha como propósito chamar atenção da sociedade ao tema central do projeto – Foto Pedro Douglas
Segundo as entidades organizadoras, o maior objetivo é chamar a atenção de toda a sociedade para os casos que acontecem mais do que se imagina e que devem ser denunciados quando alguém tiver conhecimento de que esse tipo de violência está acontecendo. “O CREAS e o Conselho Tutelar estão à disposição para ajudar e orientar pessoas que sejam testemunhas ou estejam vivendo alguma situação em que haja abuso ou violência sexual contra crianças e adolescentes”, alertou a secretária de assistência social, Eliane Braz.
7 casos em Iguatu
A ocasião serviu também para ressaltar um dado preocupante. Apenas no ano de 2017, foram registrados 7 casos de abuso e/ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, entre 7 e 13 anos de idade, em Iguatu. “O fator preocupante desse dado é que as denúncias pouco chegam ao centro. Essas campanhas servem justamente para despertar o ato de denunciar esses casos aos órgãos competentes”, afirmou Nathalia Freitas, psicóloga do CREAS.
A coordenadora do CREAS afirma que o centro possui programação anual sobre o tema. “O CREAS trabalha todos os dias, durante o ano inteiro, promovendo palestras visita em escolas e trabalhos de identificações de casos dessa natureza. O “Dia D” é um fechamento e início ao mesmo tempo desse ciclo de atividades”, alertou.
Símbolo da Campanha
Desde 2009 utiliza como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.
Contato
Os órgãos disponibilizam o disque 100 para serem feitas denúncias de assédio e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a ligação é gratuita e a denúncia é anônima, mas qualquer pessoa pode ir até o conselho tutelar ou em alguma delegacia de polícia e formalizar a denúncia para posterior investigação.
Serviço
Conselho Tutelar: 3581.1993
CREAS: 3510.1650
-
Iguatu4 semanas atrásERRATA – NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETIFICAÇÃO
-
CeLELEbridades3 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Esportes4 semanas atrásJapão avança e vai enfrentar o Brasil; Equador surpreende a Alemanha na Copa do Mundo
-
Política4 semanas atrásO Conto da Aia na vida real? Entenda o “Paradoxo de Serena Joy” que ronda o plano do PL Mulher
-
Iguatu3 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Noticias4 semanas atrásPai é preso suspeito de planejar morte do filho para evitar pensão, em conversa com inteligência artificial
