Ceará

Para quem gosta de aventura, Muralha de Pedras de José de Alencar, em Iguatu, é um desafio e tanto

Published

on

A formação rochosa imponente ao lado da rodovia 282, que liga Iguatu a Icó é o cenário de uma trilha e tanto para quem gosta de aventura. Localizada no distrito de José de Alencar, a formação é responsável pelas cachoeiras na Barragem do S, o marco zero para a trilha subindo a serra.

A barragem onde se inicia a trilha fica bem próximo ao distrito de José de Alencar

A barragem em si é um ponto bastante frequentado, mas a formação de pedras que se forma a partir dali ainda é desconhecida por muita gente. O cenário muda de acordo com a época, mas sempre com muita beleza, que já começa logo com os primeiros passos sobre as pedras, quando é possível ver o distrito de José de Alencar.

O caminho é coberto pelas pedras e a vegetação.

A trilha alterna entre trechos sobre as pedras e no meio da caatinga sobre o topo da formação.

Surpresas do caminho

O cenário da caatinga normalmente é mais seco, porém na quadra chuvosa é possível ver cenas como essa, com uma cerração na manhã chuvosa na serra.

Apesar de estar inserida na caatinga e com boa tarde do ano sem chuvas, a trilha sobre a serra reserva surpresas impressionantes, como os grandes cajueiros, onde é possível descansar antes de seguir rumo ao topo. Na época chuvosa o cenário fica mais bonito ainda, com muitas flores nativas e uma paisagem mais verde de se ver.
A caminhada sobre as pedras é difícil e arriscada, principalmente nos locais onde é necessário saltar de uma pedra para a outra para seguir. Um passo em falso pode significar um tombo e tanto. Além disso é preciso ter cuidado para não prender o pé em alguma das frestas entre as pedras.
Após passar pelas principais formações de pedras antes do cume, o trecho final é ainda mais desafiador, com a mata fechada e a inclinação, que aumenta consideravelmente, deixando a subida ainda puxada.

Depois da caminhada, o topo

Ao chegar ao topo é possível apreciar a vista de um dos pontos mais altos da região. Do topo é possível ver as cidades de Iguatu e Quixelô, além da grande planície do Rio Jaguaribe. Apesar do cansaço ainda é preciso guardar um pouco de energia para a volta, que ainda tem mais 7km pela frente, sendo 2km na serra e 5km até o distrito de José de Alencar. Chegar ao topo é um privilégio de poucos, dada a dificuldade. No local as marcas da passagem do homem são poucas.

A hora de voltar
A descida é um desafio a parte, já que apesar de ser um trecho menor, pela lateral da serra, é também muito mais íngreme e ainda bastante fechada pela mata. Por mais de uma vez é preciso voltar um pouco para refazer o caminho, já que a mata constantemente vai fechando a trilha.
O roteiro vale muito a pena para quem gosta de uma boa trilha, com desafios do caminho e a recompensa de uma bela vista no final.

Amigos reunidos para enfrentar o desafio

A saída foi ainda na madrugada, para evitar o sol mais escaldante e ganhar tempo para a subida.

Pensando em reunir amigos e curtir a trilha da Muralha de Pedras o Capitão Arquênio Braga, natural de José de Alencar e com bom conhecimento sobre a trilha, criou um grupo para realizar a missão. Arquênio já realizou outras expedições ao topo com amigos.
Na expedição de 17/02 o grupo era composto por 12 pessoas, boa parte dos integrantes são integrantes do grupamento BP Raio, além de outros amantes de uma boa aventura.
A saída aconteceu por volta das 5 horas da manhã, tendo como marco zero a Barragem do S.


O clima chuvoso não impediu o grupo, que iniciou a subida rumo ao topo e após cerca de 5 horas e muitas pedras e espinhos conseguiu chegar ao final da trilha.
A descida não foi fácil, com o desafio de descer pela lateral da serra. Após tocar a ‘terra firme’, ainda foram mais 2km em estrada de terra, debaixo de chuva, até chegar à CE-282 e caminhar mais 5km até o distrito de José de Alencar e assim concluir a aventura.
Após concluída a trilha, além das dores do corpo e o cansaço, a sensação de vitória por ultrapassar tantos desafios e chegar vivo é reconfortante. Um desafio que vale muito a pena e merece ser melhor divulgado e estruturado para atrair ainda mais visitantes para esse patrimônio natural de Iguatu e região.

Lista de participantes

Grupo ao final da trilha, depois de 12km percorridos.

Cap Arquenio Braga
Ten Hoodson Ferreira
Sd Freires
Sd Suenon
CG Horlange Vieira
Ten Thales
Sgt André
Sgt Ivan
Cb Gleilson
Cb Ivan
Cb Marcelo Soares
Sd C. Chaves
Sd Erick Wanderson
Filipe Oliveira
Elson Lima Verde
Jan Messias
Geninho Franco
Pedro Barbosa

EM ALTA

Sair da versão mobile