Noticias
Pandemia de Aids pode acabar até 2030, diz estudo da ONU

A Aids tem sido um desafio de saúde pública de difícil resolução há décadas. De acordo com dados oficiais, desde 1981, 85,6 milhões de pessoas foram infectadas pela doença e 40,4 milhões perderam suas vidas. Para combater essa epidemia, um relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) apresentou um caminho para acabar com a doença até 2030.
Intitulado “O Caminho que põe fim à Aids”, o estudo estabelece a meta de alcançar zero novas infecções por HIV, zero discriminação e zero mortes relacionadas à Aids. De acordo com o Unaids, esses esforços também fortaleceriam a capacidade da humanidade de enfrentar futuras pandemias.
No Brasil, as metas estabelecidas são de 88-83-95. No entanto, o país ainda enfrenta obstáculos, especialmente devido às desigualdades que impedem que pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade tenham pleno acesso aos recursos de prevenção e tratamento do HIV, que são essenciais para salvar vidas.
Segundo Ariadne Ribeiro Ferreira, Oficial de Igualdades e Direitos do Unaids Brasil, movimentos políticos que propõem legislações que criminalizam e punem a comunidade LGBTQIA+, especialmente pessoas trans, podem aumentar o estigma em relação à doença. Essas ações podem prejudicar os esforços de prevenção e tratamento, impactando negativamente a luta contra a Aids.
-
Noticias2 semanas atrás
Entenda por que o Ceará continua registrando chuvas mesmo após o fim da quadra chuvosa
-
Noticias2 semanas atrás
Vacina quadrivalente ACWY começa a ser aplicada em crianças a partir de 1 ano pelo SUS
-
Iguatu1 semana atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Noticias6 dias atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias7 dias atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população