Noticias
Pandemia de Aids pode acabar até 2030, diz estudo da ONU
A Aids tem sido um desafio de saúde pública de difícil resolução há décadas. De acordo com dados oficiais, desde 1981, 85,6 milhões de pessoas foram infectadas pela doença e 40,4 milhões perderam suas vidas. Para combater essa epidemia, um relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) apresentou um caminho para acabar com a doença até 2030.
Intitulado “O Caminho que põe fim à Aids”, o estudo estabelece a meta de alcançar zero novas infecções por HIV, zero discriminação e zero mortes relacionadas à Aids. De acordo com o Unaids, esses esforços também fortaleceriam a capacidade da humanidade de enfrentar futuras pandemias.
No Brasil, as metas estabelecidas são de 88-83-95. No entanto, o país ainda enfrenta obstáculos, especialmente devido às desigualdades que impedem que pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade tenham pleno acesso aos recursos de prevenção e tratamento do HIV, que são essenciais para salvar vidas.
Segundo Ariadne Ribeiro Ferreira, Oficial de Igualdades e Direitos do Unaids Brasil, movimentos políticos que propõem legislações que criminalizam e punem a comunidade LGBTQIA+, especialmente pessoas trans, podem aumentar o estigma em relação à doença. Essas ações podem prejudicar os esforços de prevenção e tratamento, impactando negativamente a luta contra a Aids.
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE

