Política
Oposição vai entrar com ação contra Bia Kicis no caso do PM da Bahia
Deputados da oposição se reúnem nesta 2ª feira (29.mar), às 15h, para discutir como será o teor da ação que deverão apresentar no Conselho de Ética contra Bia Kicis (PSL-DF), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
No Twitter, a bolsonarista defendeu um motim de policias militares contra o governador da Bahia, Rui Costa (PT), após a morte do soldado da Polícia Militar Wesley Soares Góes no domingo (28.mar).
“Soldado da PM da Bahia abatido por seus companheiros. Morreu porque se recusou a prender trabalhadores. Disse não às ordens ilegais do governador Rui Costa da Bahia. Esse soldado é um herói. Agora a PM da Bahia parou. Chega de cumprir ordem ilegal!”, escreveu. Diante da repercussão negativa, Bia apagou as publicações.
Além da representação que deve ser oficilizada pela oposição, o Psol já prepara uma ação própria contra Bia para ser analisada pela Conselho de Ética, informou a líder da sigla, Talíria Petrone (RJ). No entanto, não seria apenas sobre o incentivo ao motim, mas com vários episódios envolvendo a deputada, que se enquadrariam na quebra de decoro parlamentar.
“É inaceitável que a principal comissão da Casa seja presidida por uma parlamentar conhecida por seu negacionismo e sua prática antidemocrática. De fake kews à defesa de um assessor obscurantista que faz gestos da supremacia branca. Ela ainda plantão fake news diante de uma situação gravíssima ocorrida na Bahia”, afirmou Fernanda Melchionna (Psol-RS).
Até o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), criticou a postura da bolsonarista. “A condição de parlamentar não nos permite incitar o cometimento de crimes. A condição de presidente da CCJ, menos ainda. O respeito à hierarquia é elemento essencial para as PMs e um parlamentar estimular motins é algo muito grave”, escreveu no Twitter.
Com apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Bia foi indicada à presidência da CCJ. Ela só venceu a resistência dos parlamentares, principalmente do Centrão, quando prometeu que deixaria de fora do colegiado o bolsonarismo e as falas polêmicas de extrema direita. Desde que assumiu o cargo, contudo, já protagonizou desentendimentos com membros da CCJ das bancadas da oposição.
Fonte: SBT Jornalismo
-
Curiosidades6 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil6 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Ceará6 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil6 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Entretenimento6 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil6 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Mundo6 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Ceará5 dias atrásNovo aeroporto regional de Quixeramobim enfrenta possíveis entraves, diz secretário de Turismo
