Conecte-se conosco

Noticias

“Objetivo do vírus é permanecer na natureza”, diz especialista sobre letalidade de variantes

Publicado

on

Muitas questões e dúvidas rodeiam o coronavírus, causador da Covid-19, e suas mutações, principalmente em se tratando da variante originada no Brasil, comprovadamente mais infecciosa. Apesar de conseguir infectar mais facilmente o organismo humano, a variante P.1. não é mais letal. É o que afirma Fábio Miyajima, pesquisador integrante da Rede Genômica da Fiocruz Ceará e especialista em vigilância laboratorial e epidemiologia molecular.

Além de não existirem estudos que comprovem a maior letalidade da variante, a principal missão de um vírus é permanecer ativo na natureza, e as chances de isso acontecer diminuiriam ao se tornar mais letal. O pesquisador explica, ainda, que as mutações do coronavírus são esperadas, pois, os patógenos estão sempre “evoluindo, micro-evoluindo, se expandindo”.

Os termos da genética podem gerar confusão. De acordo com o pesquisador, tudo começa pelas mutações, eventos aleatórios e esperados pelos cientistas, pois a alteração estrutural é um comportamento padrão dos vírus e das bactérias. Apesar de acontecerem com frequência (em relação ao coronavírus, a taxa de mutação é elevada), essas mutações não necessariamente deixam o vírus mais forte ou mais transmissível. Já uma variante se caracteriza por uma mutação específica que ocorre diversas vezes. Segundo Miyajima, a probabilidade de surgirem novas variantes está diretamente associada à circulação do coronavírus.

Um conjunto de variantes compõem uma linhagem, grupo de vírus que se diferenciam de seu ancestral, o primeiro identificado. Dentro de uma linhagem, podem surgir cepas, que são variantes que não se comportam da mesma forma do vírus original. Exemplos de variantes existentes são as do Brasil, conhecida como P.1., do Reino Unido, chamada de B.1.1.7, e da África do Sul, também conhecida como B.1351 ou 501Y.V2.

Fábio diz que novas compreensões das mutações surgirão ao longo da batalha contra o coronavírus: “É muito difícil ter um entendimento durante uma guerra”. Por enquanto, o que se sabe é que a variante de origem amazonense é mais transmissível, pois se adapta melhor ao hospedeiro humano e consegue enganar o sistema imunológico. Isso não a torna mais letal, no entanto. Além de não existirem evidências de maior letalidade, ele explica que “não faz parte do conceito biológico de um vírus se tornar mais letal. Caso se torne mais letal, vai ter menos pessoas infectadas. O objetivo do vírus é permanecer na natureza”.

Vacinas e variantes

Segundo Fábio, nem todas as pessoas vacinadas apresentarão anticorpos de imediato, o que não quer dizer que estarão completamente desprotegidas. Para aumentar as probabilidades de proteção, a segunda dose é indispensável. O pesquisador alerta que há possibilidade de infecção por coronavírus mesmo com as duas doses do imunizante. Apesar disso, escolher não tomar a vacina não é o melhor caminho contra a Covid-19: “É melhor ter alguma imunidade do que não ter nada”.

O especialista é explícito ao dizer que a vacinação vai ajudar a prevenir e diminuir os casos graves, mas não é a solução da pandemia e precisa estar aliada às medidas de proteção, principalmente tendo em vista a perspectiva de infecção mesmo com a vacina. “A mesma indicação para as pessoas: continuar usando a máscara e o álcool em gel, evitar aproximação com pessoas e eventos desnecessários. Isso não é uma questão de querer falar para as pessoas o que fazerem, isso é uma questão de saúde pública”, orienta Fábio.

“Acredito que a pandemia vai estar sob controle daqui a um tempo, não sei quanto tempo, não é uma coisa instantânea. A gente tem que tomar as mesmas medidas, que previnem todas as infecções respiratórias”, diz. Ele conclui lembrando que outros vírus circulam no período atual de quadra chuvosa, como o influenza, e podem apresentar sintomas semelhantes aos da Covid-19.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias1 dia atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias1 dia atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias1 dia atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu2 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias2 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias2 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu3 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu3 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias3 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias3 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias4 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias4 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias4 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias2 semanas atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.