Ceará
Novos respiradores serão legado para atender demandas de municípios
Nesta quarta-feira (19) deve desembarcar em Fortaleza a última carga de respiradores adquiridos pelo Governo do Ceará para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). A informação foi antecipada pelo governador Camilo Santana em live nas redes sociais na tarde desta terça-feira (18). Ontem desembarcaram 45 equipamentos e amanhã devem chegar os últimos 40, totalizando 700 comprados e recebidos, com recursos próprios do Estado desde o início da pandemia. “Continuamos com essa ampliação de leitos, UTIs e respiradores que salvaram e continuam salvando vidas em todo o estado”, disse o chefe do Executivo.
De acordo com o governador este será um grande legado para o Ceará. Com a redução de casos sendo cada vez mais constatada em todas as regiões do estado serão montadas salas de estabilização em pequenos municípios onde não há hospital. Os equipamentos servirão para a instalação dessas salas, garantindo que os pacientes possam posteriormente ser transferidos para unidades e média e alta complexidades, a depender do quadro.
Toda essa estrutura, conforme avaliou Camilo Santana, ficará para salvar vidas a partir de outras demandas. “Por exemplo, em Crateús, onde montamos leitos de UTis. Eles vão continuar lá para atender as demandas dos cidadãos da região. Para que não precisem se deslocar 200 quilômetros para ter uma cirurgia ou atendimento de saúde mais complexo”, apontou. “Da mesma forma será em municípios como Icó, Itapipoca, Caucaia, Maracanaú, Iguatu, Tianguá, enfim, todos onde foram montadas essas estruturas”.
O estado do Ceará é um dos que mais testam em todo o país e assim continuará com a ampliação dos locais de testes de coronavírus. “Chegamos a quase 570 mil testes realizados durante a pandemia. E temos ampliado agora, com novo centro de testagem no Centro da Cidade de Fortaleza e outro em Maracanaú”, destacou.
Além de testar é importante o apoio que o Estado dá para a prevenção da Covid-19. O uso de máscara, higienização e evitar aglomerações ainda são os principais meios de prevenir a doença. Durante a apresentação o governador falou que está sendo concluída a entrega de cinco milhões de máscaras pelo Governo do Ceará em cidades do Interior. Em Fortaleza, a partir de parceria com a Prefeitura já foram distribuídas mais de três milhões. “Destaco isso para dizer da importância do uso de máscara que é um importante instrumento de prevenção, é para você se cuidar e cuidar das pessoas”. Sobre aglomerações, ressaltou que é preciso evitá-las. “Sei que praticamente todas as atividades econômicas retornaram, que é importante a geração de emprego, a movimentação da economia, mas é fundamental termos a compreensão que não voltamos à normalidade. A prevenção é necessária até sair a vacina. Até lá vamos continuar monitorando para preservar vidas cearenses”.
Fonte: Governo do Ceará
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

