Brasil

Novas regras para rótulos de alimentos entram em vigor no Brasil

Published

on

A partir desta segunda-feira (09), os alimentos lançados há um ano no país devem seguir as novas regras para rótulos, que incluem alertas sobre nutrientes como açúcar adicionado, gorduras saturadas e sódio. Esses alertas devem estar na parte frontal da embalagem, com um símbolo de lupa, para facilitar a visualização do consumidor.

As normas foram estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o objetivo de melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos dos alimentos e, assim, auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes e adequadas às necessidades individuais.

A tabela de informação nutricional também foi alterada e deve ter letras pretas e fundo branco, além de incluir a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, e o número de porções por embalagem. A tabela deve estar próxima à lista de ingredientes e em superfície contínua, sem divisão ou obstrução.

Os fabricantes podem incluir alegações nutricionais voluntárias nos rótulos, mas não na parte superior, caso o alimento tenha rotulagem nutricional frontal. Além disso, as alegações não podem contradizer os alertas sobre os nutrientes. Por exemplo, um alimento com rotulagem frontal de açúcar adicionado não pode ter alegações para açúcares ou açúcares adicionados. Esses critérios foram definidos pela Anvisa para evitar confusão dos consumidores.

EM ALTA

Sair da versão mobile