O serviço de energia elétrica por assinatura começa a se expandir no Ceará. A modalidade permite que os clientes aluguem placas fotovoltaicas de usinas solares para conseguir descontos na conta de luz.

“É uma espécie de ‘Netflix do setor de energia’, compara Paulo Siqueira, sócio da 9energia, única empresa cearense a prestar o serviço. Segundo ele, a opção é viável para quem utiliza imóvel alugado, por exemplo, e não tem condições de instalar equipamentos próprios para gerar a energia.

O abatimento médio na conta é de 15%, bem inferior, portanto, ao que se pode obter com a instalação de painéis fotovoltaicos no próprio imóvel.

Anualmente, o recuo alcançado com a assinatura pode ser equivalente a duas faturas de energia. O custo varia conforme a demanda de cada cliente.

O serviço, inicialmente, está disponível apenas para empresas e condomínios, no entanto, Bernardo Veloso, sócio e CEO da empresa, revela que, no primeiro semestre de 2023, o leque será ampliado também para consumidores residenciais de baixa tensão

O modelo se assemelha, por exemplo, aos serviços de TV por assinatura ou internet, em que a própria empresa contratada fica responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, neste caso, a usina solar.

Fonte: Diário do Nordeste

PODCAST DIÁLOGO MAIS – Papo de política com o empresário Sá Vilarouca