Nesta segunda-feira (29), a plataforma de streaming Netflix completa 25 anos desde sua fundação. Mas você sabe como ela surgiu? Para esclarecer essa e outras dúvidas, o Olhar Digital decidiu detalhar a trajetória da empresa ao longo deste quarto de século.

Hoje disponível em mais de 30 idiomas e 190 países, a Netflix é pioneira no mercado de streamings, e alterou a forma como as pessoas consomem produtos de entretenimento em todo o mundo. Mas, apesar de hoje ser um grande império midiático global, a companhia começou como apenas uma ideia bem diferente do que é hoje.

No dia 29 de agosto de 1997, Marc Randolph e Reed Hastings fundaram a Netflix em Scotts Valley, na Califórnia. Randolph era um diretor de marketing, enquanto Hastings tinha formação como cientista da computação e matemático.

Mas, em 1997, o streaming ainda estava longe de virar uma realidade, e o mercado de aluguel de filmes ainda funcionava à base do VHS. A ideia da dupla era fazer vendas ou alugueis de filmes pela internet, mas as fitas VHS eram muito delicadas para que fossem enviadas.

Só que em 1997, outra tecnologia surgia e se expandia: os DVDs. Para ver se a ideia de vendas e alugueis de filmes em DVD pela internet funcionaria, a dupla fez o processo de compra e enviou uma cópia em DVD para as suas próprias casas. Ao receber o produto de forma intacta, a dupla resolveu investir na fundação da Netflix.

Em 1998, a Netflix lançou o primeiro site de venda e aluguel de DVDs, o Netflix.com, com menos de mil títulos disponíveis e cerca de 30 funcionários. Jeff Bezos, dono da Amazon, chegou a fazer uma oferta para comprar a Netflix, com valor entre US$ 14 e US$ 16 milhões, mas apesar de Randolph ter ficado interessado, Hastings recusou a proposta.

Fonte: Olhar Digital