Noticias

NASA recicla 98% de todo o xixi e suor dos astronautas na Estação Espacial Internacional

Published

on

A NASA afirma que cada tripulante da Estação Espacial Internacional (ISS) necessita de quatro litros de água por dia para atender às suas necessidades básicas. Esse volume não pode depender exclusivamente de missões de reabastecimento, o que torna a reciclagem essencial para garantir um suprimento adequado.

Segundo um comunicado divulgado pela agência, os astronautas conseguiram atingir uma taxa de recuperação de água de 98% por meio de um avanço alcançado com o reaproveitamento da urina. Esse método tem sido fundamental para a sustentabilidade do abastecimento de água na estação.

“Este é um passo muito importante na evolução dos sistemas de suporte à vida”, disse Christopher Brown, membro da equipe científica do Centro Espacial Johnson, que gerencia os sistemas de suporte à vida na ISS. “Digamos que você lance com 100 litros de água. Você perde dois litros, e os outros 98 continuam em uso cíclico. Manter isso funcionando é uma conquista incrível”.

O marco de recuperação de água foi alcançado pelo Sistema de Controle Ambiental e Suporte à Vida (ECLSS) durante uma demonstração do Conjunto de Processador de Urina (UPA) aprimorado, que recicla a água da urina usando destilação a vácuo.

O ECLSS é composto por um hardware que coleta águas residuais e desumidificadores avançados que capturam a umidade do ar da ISS como resultado da respiração e do suor da tripulação.

Essa água coletada é enviada para o Conjunto de Processadores de Água (WPA), que então produz água potável.

EM ALTA

Sair da versão mobile