Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Na pandemia, atendimentos nas policlínicas caem 42%, mas retomada é registrada desde agosto

Publicado

on

Os atendimentos nas 19 policlínicas do Ceará que garantem, sobretudo, atenção médica especializada em diversas regiões do Estado vêm retomando a normalidade desde agosto, após ter uma queda de 42% desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Entre março e setembro, nas 19 unidades distribuídas nas cinco macrorregiões de saúde do Estado (Fortaleza, Sobral, Sertão Central, Litoral Leste/ Jaguaribe e Cariri) foram feitos 125.407 atendimentos ambulatoriais. No mesmo período do ano passado, foram 216.572 procedimentos. Nos meses de agosto (30.140) e setembro (34.028), os equipamentos voltaram a ter mais de 30 mil atendimentos, patamar semelhante aos dos meses de janeiro e fevereiro, que antecederam a pandemia.

No Ceará, as policlínicas regionais estão localizadas em Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Crateús, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Pacajus, Quixadá, Russas, Tauá, Tianguá e Sobral.

Em março, os 19 equipamentos, seguindo as orientações sanitárias da Secretaria Estadual da Saúde suspenderam as consultas eletivas, mantendo o funcionamento para pacientes que tinham necessidade de receber medicação de uso constante, doentes crônicos com risco de descompensação do quadro clínico, as gestantes de alto risco e os pacientes oncológicos.

Retomada

As policlínicas da região de saúde de Fortaleza tiveram sua retomada junto ao plano de reabertura econômico, posto em prática desde 8 de junho na Capital, e hoje estão operando com 75% da sua capacidade para procedimentos odontológicos e 90% para as outras especialidades.

De acordo com Ivan Coelho, superintendente da Região de Saúde de Fortaleza, responsável pela gestão das policlínicas dispostas em Caucaia, Itapipoca, Cascavel, Baturité e Maracanaú, a última prestando apenas serviços odontológicos, esse aumento no número de atendimentos desde agosto tem, em parte, origem no sentimento de maior segurança do paciente quanto ao vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19.

“Parte da situação se explica pelo sentimento de segurança, na outra, imagine que você é diabética, hipertensa ou cardiopata e teve que repetir a receita por esses meses. Alguns pacientes que as policlínicas fazem o controle não podiam esperar mais, porque os problemas de saúde também vão se acumulando”, pontua o superintendente.

Com a retomada do funcionamento gradual das policlínicas, os gestores de cada região de saúde tiveram como principal orientação a garantia de um atendimento seguro e com as condições para manter distanciamento social dentro de cada unidade, de acordo com a Sesa. Sobre os cuidados padrões recomendados pelas autoridades de saúde, o gestor da região de Fortaleza enfatiza que o controle acontece sobretudo para manter os baixos números de contaminados.

“Existem as orientações sobre o que é seguro para o profissional de saúde e o paciente, então elas têm o espaçamento entre as cadeiras de espera, o fluxo foi parcelado, ou seja, as pessoas são dispersadas ao longo do tempo de funcionamento, para não ter concentração de pessoas. E fora isso, temos a utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)”, relata o gestor da região de Fortaleza. “Temos feito isso com o máximo de segurança possivel, seja para os trabalhadores da saúde e para os pacientes também, para evitar essa contaminação no local. Nós não conseguimos abolir o risco, mas abaixo muito essa taxa”, completa.

Procura por atedimento

Entre os meses de março e setembro, com ênfase no último mês que demonstrou retomada da normalidade nos atendimentos, quem mais procurou por atendimento nas policlinicas reginais foram as mulheres, sendo 65,2% desses pacientes. Além disso, a faixa-etária que se destaca é de 60 anos ou mais, representando 22%, o que requer um maior cuidado, já que também estão classificados no grupo de risco do novo coronavírus.

“Vamos usar o máximo essas medidas [de proteção sanitárias], mas a vida vai ter que retornar gradualmente, e tem um momento que esse público vai ter que pesar o custo beneficio de está tanto tempo sem acompanhamento médico e se expor a essa questão nova [do vírus]. E vai ser assim para outras coisas também”, conclui Coelho.

Dentre as especialidades mais procuradas nesses quase sete meses, estão atendimento com enfermagem (15.328), ginecologia (12.950), ortopedia e traumatologia (10.598), fisioterapia (9.697), cardiologia (8.060), oftalmologia (7.513) e otorrinolaringologia (6.336).

Fonte: Diário do Nordeste

Continue lendo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias6 horas atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias6 horas atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu6 horas atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Ceará17 horas atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará17 horas atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará17 horas atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias2 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias2 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu5 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias5 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias5 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias5 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando6 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu6 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas7 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias1 semana atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias1 semana atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.