Ceará
MPCE recomenda matrícula antecipada para alunos com deficiência em Juazeiro do Norte

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, recomendou na última sexta-feira (04/10/2024) que os diretores de escolas e coordenadores pedagógicos do município realizem a matrícula antecipada dos alunos com deficiência para o ano letivo de 2025, considerando a proximidade do período de matrículas nas redes de ensino de Juazeiro do Norte.
A recomendação, emitida pelo promotor de Justiça José Carlos Félix da Silva, da 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, também determina que os alunos com deficiência tenham acesso garantido a classes comuns, sem qualquer limitação de quantidade por sala de aula e sem cobrança de valores adicionais na mensalidade, anuidade ou matrícula, em conformidade com a implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O documento também estipula que a recomendação seja enviada à Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC), à 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE-19) e à Associação das Escolas Particulares do Cariri (AEPC), para que tomem conhecimento, acolham e cumpram o regulamento. Além disso, devem repassá-la a todos os diretores e coordenadores das escolas de Juazeiro do Norte, informando à Promotoria de Justiça, no prazo de 10 dias úteis, quais medidas foram adotadas.
Para o promotor de Justiça, José Carlos Félix da Silva, “a matrícula antecipada de alunos com deficiência é essencial para garantir a inclusão e a igualdade no ambiente escolar. Ao realizar a matrícula com antecedência, as escolas têm tempo suficiente para planejar e adaptar o espaço físico, os materiais didáticos e os recursos pedagógicos necessários para atender às necessidades específicas de cada aluno, além de permitir a capacitação dos professores e a sensibilização da comunidade escolar, tornando o ambiente mais acolhedor e inclusivo”.
-
Iguatu6 dias atrás
Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu
-
Noticias7 dias atrás
Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química
-
Noticias7 dias atrás
Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13
-
Noticias5 dias atrás
Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil
-
Noticias6 dias atrás
Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro
-
Noticias5 dias atrás
Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza
-
Noticias5 dias atrás
Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos
-
Iguatu5 dias atrás
Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual