Mundo

Moradores de Moscou agendam imunização contra Covid-19 via internet

Published

on

Nesta sexta-feira (4), a Russia anunciou um serviço online para marcação da vacinação contra a Covid-19. A reserva online será destinada a trabalhadores da saúde, professores e trabalhadores dos serviços sociais com maior risco de infecção grave. A informação foi dada pelo prefeito de Moscou Sergei Sobyanin, em seu website.

Em coletiva realizada nesta sexta-feira (4), Sobyanin já havia informado que Moscou iria começar a vacinar grupos de risco contra o novo coronavírus neste sábado (5). A informação veio após o presidente Vladimir Putin ter ordenado a imunização em larga escala em todo o país na última quarta.

À medida que mais doses chegarem nas próximas semanas, Sobyanin disse que Moscow irá expandir a sua lista de recipientes de vacinas elegíveis.

Até o momento, mais de 100.000 russos com maior risco ao coronavírus já foram vacinados com a vacina russa Sputnik V, disse o Ministro da Saúde Mikhail Murashko na quarta-feira (2). A vacina de duas doses ainda será submetida à fase final de ensaios clínicos de segurança e eficácia entre 40.000 voluntários.

As autoridades russas afirmaram que o programa nacional de vacinação Covid-19 será gratuito e voluntário.

Desconfiança

A Rússia foi o primeiro país a registar uma vacina contra o coronavírus em agosto, apesar dos ensaios clínicos incompletos do Sputnik V, uma medida que desencadeou preocupações quanto à sua segurança. Desde então, os seus criadores atingiram uma taxa de eficácia de 95% com base nos resultados provisórios dos ensaios da Fase 3.

Os peritos em vacinas britânicos avaliaram a Sputnik V como “razoavelmente eficaz” após um ceticismo inicial sobre a integridade dos dados divulgados sob a vigilância do Kremlin.

Fonte: SBT Joralismo

EM ALTA

Sair da versão mobile