Outros Esportes

Montanhista cearense supera o frio e escala o Monte Vinson, na Antártida

[caption id="attachment_641" align="alignleft" width="620"]Rosier, no topo do Monte Vinson, na Antártida. Everest será o próximo cume. (Foto: Arquivo Pessoal)Rosier, no topo do Monte Vinson, na Antártida. Everest será o próximo cume. (Foto: Arquivo Pessoal)[/caption]Em busca de completar Projeto Sete Cumes, Rosier Alexandre escala o sexto, na Antártida. Próximo passo será o Everest, em 2014

Published

on

Rosier, no topo do Monte Vinson, na Antártida. Everest será o próximo cume. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em busca de completar Projeto Sete Cumes, Rosier Alexandre escala o sexto, na Antártida. Próximo passo será o Everest, em 2014

 

Falta apenas um. O montanhista Rosier Alexandre superou o frio intenso e as fortes rajadas de vento e escalou o Monte Vinson (4.897m), na Antártida. O cearense está a um passo de completar o Projeto Sete Cumes, iniciado em 2006. O projeto consiste na escalada de sete cumes, um em cada continente do mundo.

O primeiro a escalar o monte foi o americano Nicholas Clinch, em 1996. Já no Brasil, Rosier falou ao GLOBOESPORTE.COM/CE que a escalada na Antártida ocorreu sem sustos, como planejado.

– Foi duro, mas foi tudo conforme o planejado. Conseguimos até antecipar o tempo. A princípio, pensamos que passaríamos mais tempo na montanha, mas até o clima colaborou – declarou.

A expedição durou 20 dias, dos quais 11 foram para a escalada do Vinson. Com uma equipe de sete pessoas, Rosier explicou que a parte mais difícil da expedição foi descer, de avião, na Antártida.

– O susto maior é voar no avião para descer lá. É um cargueiro enorme. É um avião que leva vários outros pequenos aviões, bastante antigo. Fora que a logística para entrar na Antártida é muito complexa. É preciso autorização para entrar, tem que analisar as condições de vôo, os ventos, enfim. Mas deu tudo certo – explicou.

O próximo passo, para encerrar o Sete Cumes, será no Monte Everest, mas somente entre abril e maio de 2014. Até lá, a preparação deve continuar, tudo seguindo a cartilha do montanhista.

Primeiro cearense

Rosier colocou o Ceará como o primeiro e único estado do Brasil a ter sua bandeira aberta no cume de seis continentes diferentes: América do Sul, América do Norte, África, Europa, Oceania e Antártida. O montanhista também escalou o maior vulcão da terra, o Ojos del Salado (6.893m).

Segundo o o cearense, cerca de 200 pessoas conseguiram escalar os Sete Cumes, dentre eles, somente dois brasileiros. Rosier Alexandre poderá ser o primeiro nordestino e o terceiro brasileiro a realizar o feito.

Rosier já havia escalado cinco dos sete montes: Aconcágua (6.962m), em janeiro de 2006, Kilimanjaro (5.895m), em março de 2011, Elbrus (5.642m) em agosto de 2011, Carstensz (4.884m), em fevereiro de 2012 e Monte McKinley (6.194m), em junho de 2012.

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile