Brasil
Ministro Camilo Santana afirma que o Enem deve focar em base curricular comum

O novo Ensino Médio, que deve ser enviado ao Congresso Nacional até setembro, prevê mudanças na Base Nacional Curricular Comum e no Enem. O ministro da Educação, Camilo Santana, adiantou que o Exame vai cobrar apenas as disciplinas obrigatórias, e não mais os itinerários formativos, que eram quatro áreas específicas escolhidas pelo estudante.
Os itinerários formativos também devem sofrer alterações nas escolas, para garantir a oferta a todos os alunos e evitar desigualdades. O ministro disse que a meta é diminuir o número de itinerários e torná-los mais claros, pois no novo Ensino Médio eles ficaram “muito soltos”.
Outra mudança prevista é na carga horária da base curricular, que deve ser reduzida. Essa foi uma demanda dos estudantes e professores, que criticaram o cronograma da reforma no Ensino Médio. Em abril, o Ministério da Educação suspendeu temporariamente a aplicação do novo modelo, que estava previsto para 2024.
O ministro afirmou que as mudanças estão sendo feitas com muito diálogo com diversas entidades educacionais, e que serão submetidas à avaliação do presidente Lula antes de serem enviadas aos parlamentares. Ele disse que vai se reunir com representantes dessas entidades nesta segunda-feira (28) para consolidar a proposta final.
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025
-
Iguatu6 dias atrás
Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu