Noticias
Um terço dos brasileiros morrem por doenças do coração
As doenças do coração são um grave problema de saúde pública no Brasil, onde matam 400 mil pessoas por ano, ou 30% do total de óbitos. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com medidas de prevenção e controle dos fatores de risco, como alimentação saudável, exercícios físicos e acompanhamento médico.
No entanto, um estudo da Socesp revela que quase um quarto dos brasileiros nunca foi ao cardiologista. Entre 2017 e 2021, mais de 7 milhões de brasileiros morreram por doenças cardiovasculares, que incluem infarto, AVC e insuficiência cardíaca. Em 2023, a estimativa da SBC é que mais de 264 mil mortes já tenham ocorrido por essas causas.
No mundo, as doenças do coração também são a principal causa de morte, respondendo por 32% do total em 2019, segundo a OMS. Isso significa que quase 18 milhões de pessoas perderam a vida por problemas no coração ou nos vasos sanguíneos.
Diante desse cenário, é fundamental que as pessoas se conscientizem da importância de cuidar da saúde do coração. Além de adotar hábitos saudáveis, é recomendável fazer exames periódicos e consultar um cardiologista regularmente. Assim, é possível detectar precocemente e tratar as doenças cardiovasculares, evitando complicações e aumentando a qualidade e a expectativa de vida.
-
Curiosidades7 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil7 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Ceará7 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil7 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Entretenimento7 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil7 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Mundo7 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Ceará6 dias atrásNovo aeroporto regional de Quixeramobim enfrenta possíveis entraves, diz secretário de Turismo
