Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Ministério Público recomenda suspensão de obra na Lagoa da Bastiana

Publicado

on

Nesta quinta-feira, 23, o Ministério Público do Ceará por meio da promotoria de Justiça em Iguatu encaminhou à prefeitura um ofício recomendando a suspensão da obra de urbanização da Lagoa da Bastiana. O ofício direcionado ao prefeito Aderilo Alcântara, ao secretário de obras e ao secretário de meio ambiente, recomenda a suspensão das obras até que a prefeitura entregue ao Ministério Público a cópia da licença ambiental da obra e do procedimento administrativo que gerou e também informações sobre o valor destinado à obra e como esses recursos estão sendo gastos.

Segundo o próprio texto do documento, a prefeitura não é obrigada a parar as atividades, mas a recomendação pela suspensão busca evitar “a responsabilização por ato de improbidade administrativa, além implicações na seara criminal, pela prática de crime ambiental”.

A obra e a polêmica

Segundo informações conseguidas pela reportagem da MaisFM Educativa, 25% do projeto está em área de preservação ambiental e outros 5% dentro da área da lagoa em si. Além disso os impactos atingem a fauna e a flora locais.

Segundo informações conseguidas pela reportagem da MaisFM Educativa, 25% do projeto está em área de preservação ambiental e outros 5% dentro da área da lagoa em si. Além disso os impactos atingem a fauna e a flora locais.

Com o nome de “1ª etapa de conclusão da urbanização da lagoa da bastiana”, a obra faz parte de um projeto maior que inclui o Centro de Convenções, que também teve a obra retomada recentemente. A obra surpreendeu muitos moradores da região, com várias reclamações de que a prefeitura estaria invadindo indevidamente terrenos particulares para a realização da obra. A construção também tem mobilizado muitas pessoas da sociedade civil como um todo preocupadas com mais uma agressão ambiental no ecossistema lacustre da cidade.

Além disso, de acordo com informações conseguidas pela nossa reportagem, o laudo da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, SEMACE, atestou que 25% da obra estava sendo feita em área de preservação ambiental e 5% da obra estava sendo feita dentro da área da lagoa.

O município havia assinado, no quando da realização das obras do centro de eventos, um TAC- Termo de Ajustamento de Conduta, se comprometendo a preservar a área da obra e a lagoa como um todo, no entando várias cláusulas do termo não foram cumpridas pelo poder público municipal.

A área de preservação ambiental
A lei que torna a Lagoa da Bastiana uma APA- Área de Preservação Ambiental – foi elaborada pelo próprio Aderilo Alcântara em 1991, quando, à época, era vereador. O objetivo do projeto era preservar a lagoa de futuras agressões, compreendendo a importância social e histórica do ecossistema lacustre para nosso município.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará4 horas atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará4 horas atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará5 horas atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias1 dia atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias1 dia atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu1 dia atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias5 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias5 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias5 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu6 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias7 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias7 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias7 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos7 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.