Concursos
Ministério Público cobra concurso público em Saboeiro e requer multa de R$ 94 mil para prefeito
Ações
Uma ação é de improbidade administrativa para responsabilizar o prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz, pela contratação de funcionários sem concurso público. A outra é uma ação de obrigação para que ocorra concurso público e que sejam demitidos os servidores temporários contratados irregularmente. E, por fim, uma ação de execução, com a cobrança de multa de aproximadamente R$ 94 mil a ser paga pelo gestor municipal, com recursos próprios.
TAC
As ações foram ajuizadas após o prefeito descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2011. O documento estabelecia a realização de concurso público até julho de 2012. O MP entende que ele teve tempo suficiente para realizar o certame e nomear os respectivos aprovados. Entretanto, procedeu a contratação de servidores sem nenhum tipo de processo seletivo em Saboeiro.
Interesse
Segundo o promotor de Justiça, o prejuízo ao interesse público é múltiplo. “O efeito sobre a sociedade é desastroso e devastador, ela é enfraquecida e tende a se tornar subserviente, pois, para ser contratado, o cidadão tem que cair nas graças de alguns poucos, não importando se tem competência, além de perder a liberdade para se manifestar sobre a administração e acerca de sua convicção política”.
Com informações do MPE \ Jangadeiro Online