Pesquisa apresentada nesta quarta-feira (20) pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) mostra que 50,5% dos jovens que pretendem ingressar em curso superior de universidade não têm condições de pagar as mensalidades e precisam da ajuda de programas de financiamento do governo. Entre os entrevistados, 37,3% informaram que poderia pagar as mensalidades e 12,2% disseram que talvez tenham condições de pagar. O estudo ouviu mil brasileiros com idade entre 18 e 30 anos, com ensino médio completo. O percentual de custeio varia conforme a renda familiar mensal. Segundo a Agência Brasil.

Contratação de Agentes Penitenciários

O governador Camilo Santana anunciou proposta de contratação de mil agentes penitenciários temporários para atuarem no sistema presidiário cearense. As vagas terão contrato de até 12 meses, conforme o Governo do Estado. A contratação é permitida pelo artigo 154 da Constituição Estadual, que autoriza admissão por tempo determinado de servidores no caso excepcional de interesse público, ainda conforme o Governo. Agora, a proposta será analisada pela Procuradoria Geral da União (PGE) e, depois, vai ser apresentada para aprovação na Assembleia Legislativa. Os agentes temporários devem auxiliar no controle de detentos em meio à crise do sistema, agravada com a série de rebeliões iniciada durante greve dos agentes, em maio.

Mais Médicos é provisório, diz ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que o Mais Médicos é “provisório”, já que cabe aos municípios contratar médicos, e não ao governo federal. A afirmação contraria a posição de titulares anteriores da pasta na gestão de Dilma Rousseff.

Turno único, férias e impostos

O povo é contra mais impostos e sempre será – Paga-se muito a município, Estado e União e tem-se menos que o razoável em educação, saúde, segurança. O fato ocorre no PSF de alguns bairros seja por conta de férias ou remanejamento de profissionais. Uma senhora revela que o médico titular do PSF da Veneza está curtindo as merecidas férias. Como o substituto ainda não entrou no ritmo com a demanda, alguns atendimentos demoram ou são adiados. A constatação vem de um usuário do bairro que em busca de uma receita, ficou para a próxima semana. E o paciente que depende de remédios?

Santana confessa caixa 2 de Dilma

Ao juiz Sérgio Moro, o marqueteiro João Santana admitiu ter recebido no exterior US$ 4,5 milhões desviados da Petrobras para saldar uma dívida da campanha de Dilma Rousseff em 2010. Santana disse ter omitido o caixa 2 ao ser preso pela PF para não “destruir a presidente”, que enfrentava o início do impeachment.

Atletismo da Rússia ficará de fora

A Corte Arbitral do Esporte negou recurso de 67 atletas russos, que ficarão proibidos de participar dos Jogos sob a bandeira do país. Mas uma virá ao Rio na delegação do COI.

Estratégia?

Após ler tópico nesta coluna, um leitor indaga se não é estratégia do crime organizado para despistar a policia. Anunciam fato numa área da cidade, enquanto execuções acontecem em outras localidades. Os últimos fatos no bairro 7 de setembro levam a uma reflexão e preocupação.

PF prende dez suspeitos de associação com terrorismo

A Polícia Federal prendeu ontem, em dez Estados diferentes, dez brasileiros suspeitos de simpatizar com as causas de grupos terroristas, como o Estado Islâmico. A decisão reforça a possibilidade de que o COI se incline a banir a delegação russa em todas as modalidades. E um analista observa. Sem disparar um só tiro em território brasileiro, o Estado Islâmico já marcou um ponto: conseguiu “pendurar” sua marca nos Jogos do Rio.

Professores divulgam carta aberta

Em carta aberta divulgado no Blog do Eleomar, professores aprovados no concurso público da UECE apelam ao governador Camilo Santana para a nomeação dos 81 candidatos, diante da insuficiência do quadro para atender a demanda de disciplinas ofertada os professores aprovados no concurso público referente aos Editais FUNECE Nº 7 e 8, de 12 maio de 2015, bem como atendimento às pautas de reivindicações da UECE, em greve há quase 80 dias. Essa reivindicação é coerente com a carta-compromisso assinada por vossa excelência durante o segundo turno da eleição de 2014 e reafirmada pelo seu governo depois de eleito.

Romário desiste de se candidatar

Sem recursos de campanha, o senador Romário (PSB) desistiu de se candidatar a prefeito do Rio. O apoio dele é disputado por quatro pré-candidatos, com ligeiro favoritismo para Marcelo Crivella (PRB).

TSE limita gastos de campanha

De acordo com o TSE, a reforma eleitoral do ano passado estipulou os limites para a contratação direta ou terceirizada de pessoas para atividades de militância e também de mobilização de rua.

Convenção do PDT

E com relação a convenção, o PDT está anunciando para a próxima quinta-feira (28) nas dependências do CRI, a convenção para homologar a candidatura de Ednaldo Lavor a prefeito de Iguatu. O evento reunirá lideranças da região e integrantes do partido no estado.

Festa da padroeira

Chega ao sexto dia com uma caminhada e missa no Quartel da PM. Logo mais á noite na praça da matriz, os católicos se reunirão para a celebração que será presidida pelo Padre Ricardo de Orós. A polícia militar será a homenageada da noite.

Assuntosnet: Sexta-feira (22) de julho, 2016. Acesse e opine sobre a reprodução das sinopses, com noticias da imprensa e blogs, e comentários do colaborador Silvani Soares. Boa Leitura!