Saúde
MAMOGRAFIA: Ministério da Saúde destina R$ 3,7 mi anuais para ampliação do acesso ao exame

“Por exemplo, biopsia, ultrassom de mama e outros procedimentos que são necessários para o diagnóstico de câncer de mama. Então a ideia é que a mulher chegue no serviço e possa realizar todos os procedimentos necessários para o diagnóstico. Tem um incentivo para o início do serviço de 80 mil reais e depois todos os procedimentos realizados nesse serviço, depois da habilitação dele, vão ter um incremento de 60% no valor dele da tabela hoje.”
Outro incentivo financeiro do Ministério da Saúde para aprimorar as mamografias no SUS foi a publicação de uma portaria em novembro do ano passado que traz novas regras de financiamento do exame. A coordenadora de atenção às pessoas com doenças crônicas, Patrícia Chueiri, esclarece que a mamografia continua sendo realizada em qualquer faixa etária.
“O acesso se manteve igual. A gente só criou a regra que na faixa etária de 50 a 69 anos, quando a mamografia for para rastreamento, será feito o pagamento extra teto, a mais do que o estado recebe mensalmente já do Ministério da Saúde.”
O Ministério da Saúde tem assegurado, cada vez mais, o acesso ao diagnóstico do câncer de mama pelo SUS. Os exames são realizados tanto em unidades habilitadas em oncologia, quanto pelo programa mamografia móvel, que leva o diagnóstico e o monitoramento da doença a lugares de difícil acesso por meio de carretas e barcos. Somente em 2012, foram realizados quatro milhões e quatrocentos mil exames em mulheres de todas as faixas etárias, com investimento de mais de 190 milhões de reais.