Ceará

Mais Infância Ceará 5 anos: programa assume novo desafio durante a pandemia

Published

on

Cuidar da infância tem sido prioridade do Governo do Ceará. Neste 24 de agosto, Dia da Infância, véspera dos 5 anos do Mais Infância Ceará, vamos mostrar que o programa assume a missão durante a pandemia da Covid-19 de apoiar os que mais necessitam e gerar possibilidades para o desenvolvimento integral das crianças por meio das ações que adaptadas e ampliadas.

“O Governo do Ceará adotou diversas medidas para minimizar os danos levados pelo coronavírus aos cearenses e o Programa Mais Infância Ceará foca, neste momento, nas famílias com crianças em situação de vulnerabilidade. O programa contou ainda com a importante parceria da sociedade civil nessa luta contra o coronavírus. Vamos todos juntos proteger as famílias e minimizar os riscos de contaminação nesta pandemia”, ressaltou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Cartão Mais Infância

As cerca de 45 mil famílias em extrema pobreza com crianças de zero a seis anos receberam antecipadamente o pagamento do Cartão Mais Infância por seis meses consecutivos. No total, são 48.077 crianças beneficiadas. Além do pagamento, as famílias foram contempladas com o vale-gás social, medidas de auxílio às famílias vulneráveis no enfrentamento ao coronavírus.

Educação infantil

A Secretaria da Educação (Seduc) desenvolveu alternativas para garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem durante o período em que as aulas presenciais encontram-se suspensas nas unidades de ensino do Ceará. Para além da rede pública estadual, a secretaria disponibilizou materiais para apoiar os municípios através do projeto #BrincandoEmFamília, que oferece sugestões de momentos de interação em casa, com brincadeiras e histórias para alegrar o cotidiano das crianças nestes tempos de distanciamento social. O material está disponível no site idadecerta.seduc.ce.gov.br.

Entre os conteúdos acessíveis existe o calendário de atividades semanais, com proposições de duas atividades diárias a serem desenvolvidas com as crianças, sempre levando em conta as faixas etárias. Há, ainda, orientações de como montar uma programação, o que pode facilitar a organização do tempo. A cartilha do projeto traz instruções acerca de como realizar as brincadeiras. O material é composto por atividades lúdicas, levando em conta a literatura infantil através da contação de histórias, músicas e brincadeiras.

Fonte: Governo do Ceará

EM ALTA

Sair da versão mobile