Iguatu
Maioria da Câmara Municipal de Iguatu desaprova contas de Aderilo Alcântara
A Câmara Municipal de Iguatu desaprovou as contas do ex-gestor Aderilo Alcântara. A decisão de maioria da Casa ocorreu em sessão híbrida nessa terça-feira, 17. O Legislativo deliberou sob o parecer favorável, mas com ressalvas do (TCE) Tribunal de Contas do Estado.
Para aprovação era necessário o voto de 2/3 do Legislativo. Os vereadores da base governista com maioria, conseguiram a desaprovação das contas. Dos 17 vereadores, 12 votaram pela desaprovação.
O parecer foi analisado pela assessoria jurídica do parlamento iguatuense que sugeriu a impugnação das contas. Aumento da folha de pagamento em ano de eleição e não cobrança da dívida ativa do município, foram apontadas como irregularidades no documento.
A análise é referente aos anos de 2013 e 2016 do prefeito da época. A mesa diretora da câmara afirma que foi dado o direito de ampla defesa ao político.
Pela Lei de Responsabilidade com a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa, Aderilo, hoje Secretário Executivo do Estado, se torna inelegível, o impossibilitando de exercer cargo público.
O ex-gestor ainda não se manifestou. Sua base na Câmara alega que a deliberação contraria o parecer do TCE e que apreciação do parecer ocorreu em prazo exaurido aos 60 dias previsto por lei.