Mães de bebês prematuros internados na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), no interior do Ceará, aderiram a campanha de conscientização pelo isolamento social contra o coronavírus (Covid-19). Segurando placas com mensagens como “Pelos prematuros, fica em casa”, as mães foram fotografadas e as fotos foram divulgadas nas redes sociais da unidade.

Quatro mães de bebês internados e equipe médica participaram da ação. Renides Brasil, coordenadora de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal II, avalia que a campanha é importante no processo de conscientização da população.

“O isolamento social é uma forma coletiva de protegermos a nós mesmos e, acima de tudo, os outros”, ressalta.
Para a enfermeira residente, Suênia Évelyn, a ação é ainda mais necessária por mostrar os cuidados com os recém-nascidos. Segundo ela, “os prematuros se enquadram no grupo de risco” por terem o sistema imunológico ainda baixo. “Temos todo o aporte de Equipamento de Proteção Individual para fazer o manuseio dos bebês. Também estamos sempre orientando as mães no manuseio das crianças”, diz a enfermeira.

Conscientização

Na mesma linha dessa ação, equipes dos hospitais administrados pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) passaram a promover, nas redes sociais, ações pedindo para que a população permaneça em casa. Os hospitais Regional Norte (HRN), Regional do Cariri (HRC) e Regional do Sertão Central (HRSC) – os dois últimos, referência para os casos graves do Covid-19 – entraram na campanha com mensagens do tipo: “Estamos aqui por vocês. Por favor, fiquem em casa por nós” e “Fiquem em casa, por nós, por vocês, por todos”.

Fonte: G1 CE