Noticias
Lula defende a cooperação internacional para fazer frente à desinformação e regular o uso das plataformas digitais
Na abertura da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia (UE), em Bruxelas, o presidente Lula defendeu a cooperação internacional para fazer frente à desinformação e regular o uso das plataformas digitais. “O que é crime na vida real, deve ser crime no mundo digital”, disse. Para ele, a revolução digital trouxe desafios que devem ser coordenados em conjunto. Lula criticou, por exemplo, a precarização do trabalho em aplicativos, como os de transporte e de entrega de refeições. “Aplicativos e plataformas não podem simplesmente abolir as leis trabalhistas pelas quais tanto lutamos.”
Lula também afirmou que espera que um acordo “equilibrado” seja firmado entre Mercosul e União Europeia neste ano, preservando “a capacidade das partes em responder aos desafios”. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a expectativa é superar as atuais divergências o quanto antes.
À margem da cúpula, o presidente participou de uma reunião com representantes do governo da Venezuela e da oposição. Pelo governo estava a vice-presidente Delcy Rodriguez e, pela oposição, Gerardo Blyde. Os dois discutiram a possibilidade de um acordo para a realização das eleições de 2024 e o levantamento de sanções.