Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Lagoas de Iguatu, um ecossistema que merece atenção e cuidado

A cidade de Iguatu é muito conhecida por ser cortada pelo Rio Jaguaribe. A grande planície fértil é uma marca da nossa cidade e graças a esse fato já se destacou como grande produtor de algodão e tem sua história de povoamento em parte ligada à criação de gado que pastava nas margens do Rio.

Publicado

on

A cidade de Iguatu é muito conhecida por ser cortada pelo Rio Jaguaribe. A grande planície fértil é uma marca da nossa cidade e graças a esse fato já se destacou como grande produtor de algodão e tem sua história de povoamento em parte ligada à criação de gado que pastava nas margens do Rio.

 

Além disso, a cidade também possui várias lagoas, tanto no perímetro urbano, quanto no espaço rural. Essa semana, na MaisFM, você vai conhecer um pouco  mais das nossas lagoas; os problemas, o que tem sido feito, o que se espera para o futuro desses ecossistemas em nossa cidade.

Além da lagoa da telha, cartão postal de Iguatu, localizada no centro da cidade, e da lagoa da bastiana, que é cortada pela avenida perimetral e a Lagoa do Julião, na região oeste da cidade, Iguatu também conta com outras lagoas, menos conhecidas, mas também muito importantes. Como exemplos podemos citar a Lagoa do Barro Alto, a Lagoa do Quixoá, a Lagoa do Toco, no distrito de José de Alencar e a Lagoa do Algodão, no limite com o município de Quixelô. De acordo com Valdeci Ferreira, ex-secretário de agricultura, a Lagoa do Barro Alto foi o que permitiu a produção de arroz na região.

O ambientalista e mestre em desenvolvimento sustentável Paulo Maciel ressalta a importância ambiental dessas lagoas. Para ele, elas oferecem um “ar-condicionado natural” para a cidade. ‘Quando passamos pela avenida perimetral podemos sentir aquela aragem boa, aquela brisa agradável”, afirma.

Ele ainda ressalta que Iguatu é uma cidade privilegiada por ter naturalmente tantos corpos de água em seu perímetro urbano, citando o caso de Brasília, onde foram construidos lagos artificiais para dar mais conforto térmico à população da Capital. 

IMPORTANTES ECOSSISTEMAS

Muito além de beleza para a paisagem, as lagoas são importantes ecossistemas, abrigando inúmeras espécies de animais, como aves e peixes, que usam suas águas como refúgio. No passado as lagoas também foram uma importante fonte de alimentação para os primeiros iguatuenses, oferecendo um local de pesca, além do rio jaguaribe e garantiam a produção de grãos, como arroz, e capim para os animais em suas margens úmidas.

OS PROBLEMAS

Infelizmente a situação das nossas lagoas não é das melhores . Muitos problemas afetam esses ecossistemas tão frágeis. O primeiro deles é a falta de informação e respeito. 

Por não entender a importância das lagoas a população tem degradado e ignorado seu papel ecológico para a cidade.

O lançamento de esgoto é um problema claro. Além disso, o avanço da cidade sobre os terrenos de lagoa é outro problema que pode ter consequências ainda maiores para quem ocupa essas áreas. Durante o segundo semestre do ano são comuns incêndios na vegetação da lagoa da Bastiana.

Em bairros mais próximos dessas lagoas a população sofre por causa desse contato desarmonioso. Mosquitos e outros insetos são comuns. 

Nesses locais também o saneamento é mais complicado por estarem em locais mais baixos.

Outro problema claro, causado pelo avanço da cidade sobre as lagoas, é percebido quando chove: as lagoas são reservatórios naturais e acumulam muita água das chuvas até que ela escoe como deve. Quando a urbanização avança sobre as lagoas, como é o caso da lagoa da telha, que antes ocupava parte do centro da cidade, na época das chuvas o que se percebe são ruas alagadas e transtornos causados à população.

A PROTEÇÃO E O FUTURO DAS LAGOAS

Apesar de fazerem parte da nossa história e da realidade presente da nossa cidade, pouco se fez e se faz no sentido de proteger nossas lagoas.

A única lei específica no sentido de preservar esse ecossistema em Iguatu é de 1991, trata-se da lei municipal N°170/91, que cria a APA (Area de proteção ambiental da Lagoa da Bastiana) e que no dia 1º de outubro completa 24 anos. Mesmo depois desse tempo poucos resultados são vistos na área, como foi tratado na segunda reportagem dessa série especial.

A urbanização da lagoa da bastiana também faz parte de um ousado projeto datado de 2008, que, entre outras obras inclui o centro de convenções, mas que não virou realidade. O que se tem de fato na lagoa são galerias de águas das chuvas, as galerias de águas pluviais, sendo usadas para despejar esgoto na água.

A lagoa da telha, totalmente urbanizada, está em processo de reforma, mas o projeto da obra prioriza o embelezamento externo, sem dar atenção à limpeza da àgua da lagoa.

Na região oeste da cidade a construção civil tem crescido de forma intensa, com loteamentos ocupando áreas planas, para onde antes a água se espalhava, com a autorização da secretaria do meio ambiente, que segundo apurou nossa reportagem, segue as leis ambientais.

Um projeto antigo, mas que nunca saiu do papel buscava interligar e perenizar as principais lagoas de Iguatu, mas nunca saiu do papel. A ideia era utilizar água do açude Trussu para garantir que as lagoas não secassem.

Infelizmente, como se percebe, o futuro das nossas lagoas é incerto, já que elas seguem abandonadas pelo poder público e ignoradas por grande parte da população, que não parece dar a devida importância a esse patrimônio que foi fundamental para o surgimento da nossa cidade.

Mais que criar leis e projetos de proteção é preciso lutar para que eles saiam do papel e se tornem uma realidade. Enquanto a população silencia as lagoas vão morrendo lentamente, sendo aterradas e esquecidas, lembradas apenas no período das chuvas, quando os alagamentos se tornam uma realidade evidente e que poderiam ser evitados se a cidade tivesse mais cuidado com suas lagoas.

Continue lendo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu3 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias4 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias4 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias4 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil6 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.