Regional
Integração Nacional debate ações de combate à seca no nordeste
[caption id="attachment_11540" align="alignleft" width="600"]
(Foto:Divulgação)
O parlamentar destaca que a seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. “Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. A seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino” afirma.
Wilson Filho destaca que, muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. “O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando o êxodo rural”, acrescenta. “Estas regiões ficam na dependência de ações públicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, não gera condições para um desenvolvimento sustentável da região”, conclui.
Foram convidados:
– o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arnoldo Anacleto de Campos;
– o superintendente adjunto de Regulação da Agência Nacional de Águas (ANA), Patrick Thadeu Thomas;
– o secretário-substituto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração, Alziro Alexandre Gomes;
– o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, Robson Afonso Botelho;
– o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Rubens Rodrigues dos Santos;
– o chefe de gabinete da Direção Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Raquel Cristina Batista Vieira Pontes.
A reunião será realizada às 14 horas, no plenário 15.
Fonte: Agência Câmara Notícias