Futebol

Iguatu X Floresta decidem Série B hoje

Published

on

Demorou, mas chegou o dia de gritar: “meu time é de primeira!”. O momento histórico da Associação Desportiva Iguatu (ADI) foi longe de seus domínios, mesmo assim a festa foi garantida. No estádio Horácio Domingos, O Domingão, o torcedor iguatuense compareceu em bom número e foi até a cidade de Horizonte conferir de perto a goleada da equipe no último domingo, 14, por 4 a 0, assegurando a vaga na elite do futebol estadual no ano de 2018. O último compromisso da equipe no semestre será hoje (sábado, 20) na decisão da série B contra o Floresta.

O jogo e o acesso

A partida do acesso foi marcada por uma disputa franca. Maracanã tomou iniciativa arriscando sem muita precisão do goleiro iguatuense. Já Iguatu mostrou-se mais preciso e com 13’ abriu o placar depois de disputa de bola entre Otacílio Neto e o meio campista adversário o camisa 10 da ADI levou a melhor e lançou bola para o seu xará Otacílio Marcos que ganhou na velocidade e chutou no canto direito do goleiro. Maracanã respondeu com uma bola na teve em cobrança do meia Hélio. Já a ADI respondeu de forma mortal, Otacílio Marcos converteu o segundo da mesma forma do primeiro, só que esse, após bela enfiada de bola de Canga, aos 35’. Ainda na primeira etapa Iguatu ampliou o marcador com o zagueiro Ciro, em meio a cobrança de falta de Elanardo, a bola sobrou para o defensor após bate-rebate na pequena área, ele empurrou no canto esquerdo do gol do adversário aos 39’.

A segunda etapa foi marcada pelo autocontrole da partida e domínio da ADI, que ainda marcou com o ídolo da torcida Otacílio Neto que não tomou conhecimento da distância e chutou forte fora da área sem chance para o goleiro do Maracanã. A equipe mandante teve a chance de diminuir o marcador com Hélio que de pênalti parou na defesa do goleiro Rafael Costa.

Decisão

Caso Iguatu vença o Floresta, time com quem o Azulão já confrontou no campeonato e saiu derrotado por 2×1, erguerá sua segunda taça em sua história de sete anos de fundação. A primeira foi quando se sagrou campeão da série C, no ano de 2012.  A única vantagem da decisão, em partida única, para Iguatu é poder decidir perto do torcedor. Em caso de empate o título será decidido nos pênaltis. “Queremos a cereja do bolo. O Floresta é uma ótima equipe que nos venceu na segunda rodada da competição. O jogo não nos permite erros. Sabemos que a torcida vai comparecer em bom número, queremos dar mais esse presente a eles”, disse Otacílio Neto, capitão e artilheiro da equipe com cinco gols. Ele pode virar artilheiro isolado na competição caso marque dois gols e supere Luiz Carlos, do Icasa, que tem um a mais no momento.

Torcida

Pensando em levar um grande número de torcedores ao estádio, a diretoria solicitou da Federação Cearense de Futebol (FCF) que o jogo tivesse início às 17h, período em que o calor é menos intenso do que o horário de costume. As bilheterias do estádio Morenão já vendem os ingressos desde quinta-feira, 18. A carga máxima de 5 mil entradas foi solicitada. “Será um até breve. Queremos coroar esse momento com o título. A comissão técnica e os atletas sabem da responsabilidade de momento”, afirmou Bento de Souza, presidente da ADI.

Sabia?

Desde 1997, um time da cidade de Iguatu não figura entre os principais clubes da série A do futebol cearense. A última vez que uma equipe da cidade esteve entre os grandes do estado foi com Iguatu Futebol Clube (IFC), criado em 1995 e extinto em 1998, por questões financeiras. Nos dois anos anteriores a cidade recebeu equipes como Fortaleza e Ceará em seus domínios, em campeonatos estaduais que duravam quase um semestre com direito a participação de equipes convidadas. O IFC nas temporadas em que participou da ‘primeirona’ terminou em 10º em ambos os anos, não caindo de divisão em nenhuma delas.

EM ALTA

Sair da versão mobile