Noticias

Iguatu tem quase 40 mil pessoas em situação de pobreza

Published

on

Com a divulgação do lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que, neste ano, traz o tema Fraternidade e Fome, com o lema bíblico “Dai-lhe vós mesmo de comer!”, a diocese de Iguatu divulgou nesta quarta-feira, 22, o levantamento do mapa da pobreza que evidência a desigualdade e potencializa a fome em 19 cidades da região.

Conforme os dados Iguatu tem 37.014 pessoas em situação de pobreza já nos 19 municípios que compõe a área de atuação da diocese são cerca de 252.448 pessoas. “É impossível não dizermos que por aqui não tem fome. É quase metade da população da nossa região”, afirmou Padre João Batista pároco da matriz de Senhora Santa’Ana.

Os dados tem como fonte o Painel de Dados Abertos da Matriz de Informações Sociais (MDS).

Pandemia

Em levamento do ano de 2021, mostrou que a insegurança alimentar aumentou 20% em Iguatu com pandemia da COVID-19. A própria Secretaria de Assistência Social de Iguatu estimou na época o percentual no número de famílias em situação de insegurança alimentar em relação ao período anterior à pandemia, passando de 11.500 para 13.800.

Um outro dado do período revelou também o aumento de 100% no número de famílias que passaram a demandar auxílio alimentar nas unidades de assistência social.

País

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a emergência sobre o assunto foi o que motivou a escolha do tema da Campanha da Fraternidade Conforme dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional divulgados em junho de 2022, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer, diariamente, no Brasil. O número é quase o dobro do contingente estimado em 2020 e representa 14 milhões de pessoas a mais passando fome no país.

EM ALTA

Sair da versão mobile