Iguatu

Iguatu recebe projeto ‘OAB Itinerante’

Published

on

Com o propósito de ouvir a advocacia, fortalecer os laços de interiorização, promover maior interação e pensar iniciativas com foco nas populações das regiões, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Ceará), através do Projeto ‘OAB Itinerante’, veio à cidade de Iguatu nesta quarta-feira, 08, onde se reuniu com associados a fim de discutir temas locais. O encontro aconteceu no auditório do Hotel Diocesano.

Na pauta dos encontros, a OAB Itinerante trata temas pertinentes à classe como estrutura, necessidades de cada subsecção, mas também analisa como as comissões estão atuando em prol da advocacia e, sobretudo, da sociedade. Em Iguatu, a diretoria da Ordem se reuniu com a magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública no Fórum Desembargador Boanerges de Queiroz Facó.

https://www.maisfm.com/wp-content/uploads/2017/02/TH-Marcelo-Mota-presidente-da-OAB-Ceará-vem-a-IGuatu-com-o-projeo-OAB-Intinerante-09-Fevereiro.mp3?_=2

Mutirão

A visita resultou em um projeto para a advocacia e a sociedade. “Tendo em vista o grande acúmulo de processos, solicitamos um mutirão para o juizado especial de Iguatu e para as turmas recursais onde existem 25 mil processos tramitando. Essa reivindicação já chegou ao Tribunal de Justiça, que acabou de confirmar que Iguatu será palco de um mutirão. É efetivamente o trabalho da Ordem in loco, possibilitando que tenhamos uma Justiça cada vez mais célere e efetiva”, ressaltou o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota.

A diretoria ouviu as principais demandas de advogados da região e representantes das comissões da ordem local. Para o presidente da Subsecção, Marco Antônio Sobreira, a vinda da cúpula da OAB, Escola Superior de Advocacia e Caixa de Assistência era um pleito dos associados local. “Quando assumimos o cargo de coordenador estadual do colégio de presidentes, pedimos diretamente ao presidente que viesse a cidades fora do eixo metropolitano de forma que interiorizasse as ações”, disse.

O tom de empoderamento foi comum às comissões locais, caso da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Iguatu, que por meio de sua presidente, Olga Magalhães, aproveitou o momento para ressaltar suas atuações. “Levamos à sociedade explicações sobre os direitos das mulheres, saúde, violência doméstica e acesso à Justiça”, disse.

Penitenciária

Marcos Sobreira, advogado e vice-prefeito de Iguatu, presente no evento, deixou a gestão aberta ao estreitamento que vise a fortalecer as políticas públicas. “Estamos deixado à disposição nossos gabinetes para o fortalecimento entre jurisdicionado e a população. Estamos buscando forças em conjunto com a Ordem para construção de uma penitenciária em Iguatu. A Secretaria de Justiça e Cidadania terá um encontro com a OAB de Iguatu para definir algumas questões, a fim de que possamos pôr em prática esse projeto”, ressaltou.

A OAB Ceará iniciou o Projeto ‘OAB Itinerante’ neste ano de 2017. A iniciativa consiste em também visitar todos os 15 municípios do interior do estado onde há subseccionais da ordem.

EM ALTA

Sair da versão mobile