Ceará

Idosa que foi embora do Ceará há mais de 70 anos localiza irmãos espalhados pelo Brasil

Published

on

A aposentada, Expedita Cabral, 86 anos, viveu um dia de fortes emoções, na última segunda-feira, 4 de novembro, ao localizar irmãos com quem ela não mantinha contato há mais de 70 anos. A idosa nasceu na zona rural de Quiterianópolis, no sítio dos Míltons. Na época, a localidade era distrito de Santa Quitéria, pertencente ao município de Independência.

Aos 12 anos de idade, Expedita Cabral mudou-se para Água Branca, no Piauí e, em seguida, foi residir em Pedreiras, no Maranhão. A mãe e o padrasto dela, Luzia Cabral e Antero continuaram morando em Quiterianópolis com o restante da família.

Após ir embora, dona Expedita não manteve mais nenhum contato com os familiares aqui do Ceará. Porém, o sonho de reencontrá-los nunca saiu dos planos dela.

O desejo de localizar os irmãos foi fortalecido depois que dona Expedita foi passear na casa de sua filha Regina Cabral e dos netos Mateus Cabral e Moisés Cabral, na cidade de Sorriso, em Mato Grosso. Lá, os netos colheram várias informações sobre o lugar onde ela nasceu e o nome dos pais e irmãos que ela havia deixado para trás.

De posse dos dados, Mateus Cabral entrou em contato com a professora Neila Cabral, residente na vila de Santa Rita, em Quiterianópolis. Pelo sobrenome, ele pensava ser sua parente, mas tudo indica se tratar de uma outra família. Após a conversa com Mateus, foi então que Neila teve a iniciativa de intermediar o contato do jovem com o jornalista de Quiterianópolis, Cícero Lacerda que tem um blog e divulgou em redes sociais o desejo de dona Expedita reencontrar a família.

As mensagens circularam rapidamente e em menos de duas horas os netos da idosa e ela própria já se comunicavam com irmãos e sobrinhos. Houve mensagens de várias cidades do Ceará e até de outros Estados. Foram localizados Damião (Crateús/CE), Cosmo (Goiás), Sebastiana (Novo Oriente/CE), Maura (Monsenhor Gil/PI), Neuza (Monsenhor Gil/PI), Chiquinha (Novo Oriente/CE), Teresa (Novo Oriente/CE) e Antônio (Novo Oriente/CE).

Emoção

“Sempre sonhei por esse dia”, disse dona Expedita Cabral. “Estou muito feliz, emocionada e quero agradecer a todos”. Agora, o desejo da idosa é visitar, reencontrar os irmãos e conhecer novos parentes. Disposição e coragem não lhes falta. “Sinto-me disposta e quero vê todos eles novamente”.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile