Regional

‘Icozeiro’, festival de Cultura anima noites em Icó

Published

on

Um cortejo brincante, seguido do relançamento do DVD “Icó: Onde os Caminhos se Encontram” do historiador Altino Afonso e de forró pé de serra animado ao som do Trio “Meu Xodó” e Kauã do Acordeon. Este foi o cenário da abertura, neste domingo (18), do maior evento gratuito multicultural, ambiental e social independente do Sul do Ceará, o Festival da Cultura Icoense, conhecido como “Icozeiro”, que chega na sua 6ª edição em 2016.

Contando com 13 dias ininterruptos de programação, com cerca de 100 atrações, 11 exposições, cinco oficinas e programação simultânea em parceria com o Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, além de quatro eventos paralelos, o Festival Icozeiro leva a riqueza cultural do município de Icó, região e o estado do Ceará, com a presença de artistas de Iguatu, Maracanaú, Orós e Fortaleza.

Forró, mpb, rock e gospel, na música, além de teatro, dança, literatura, artes visuais, artes plásticas, palestras e homenagens marcarão esta sexta edição, que receberá como convidada especial Gilda Théberge, a trineta de Dr. Pedro Théberge, idealizador do Teatro da Ribeira dos Icós e que teve ações voltadas à Memória, História e Cultura icoense no século XIX. Ela chega a Icó nesta quarta-feira, 21.

CULTURALIDADE – Desde sua primeira edição, em 2011, o Festival, realizado pela Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó), já somou um público estimado em cerca de 55 mil pessoas em cinco edições.

O evento é realizado no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro (CACPAMM), localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, entre os dias 18 e 30 de dezembro de 2016, a partir das 19h, gratuitamente.

Além destes, o IV Concurso Literário Icoense (CLIC) Poeta José de Oliveira Neto (charge, conto, crônica, poesia e cordel) e o Troféu Louro Verde (pessoa jurídica e escola) também integram as ações do evento, que contará novamente com os voluntários, que se inscrevem anualmente para amplificar a atuação do evento.

O Festival tem como objetivo promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte e estimular a criação e divulgação artístico/cultural em nosso município e dos municípios vizinhos.

Na última edição, em 2015, o evento mobilizou cerca de 20 mil pessoas, registrando um novo recorde de participação da comunidade local, regional e estadual. O Festival é uma das programações mais aguardadas pela população icoense no final do ano.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile