Saúde
IBGE vai avaliar assistência à saúde e traçar perfil de doenças no país
[caption id="attachment_5417" align="alignleft" width="600"]
(Foto:Reprodução)[/caption]Começou ontem a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde.
(Foto:Reprodução)
Além de aplicar questionários em âmbito nacional, será feita a coleta de urina, sangue e dados como altura, peso e pressão. O objetivo é avaliar a qualidade da assistência à saúde, traçar um perfil das doenças no Brasil e disponibilizar o material do estudo para subsidiar políticas públicas de saúde.
A pesquisa será feita em 80 mil domicílios, em 1,6 mil municípios. Um quarto dessa amostra — cerca de 20 mil pessoas — terá os dados coletados, mas a identidade dos indivíduos será preservada. “O estudo ajudará a descobrir qual é a ocorrência nacional de doenças e onde elas prevalecem”, explica a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Célia Landmann, que faz parte da coordenação científica do levantamento.
No Distrito Federal, segundo a coordenadora da pesquisa do IBGE na capital, Michella Paula Reis, serão visitados 2.340 domicílios. Os moradores responderão ao questionário e 25% das residências (585) terão um indivíduo acima de 18 anos selecionado para fazer a coleta de materiais — o procedimento será o mesmo no restante do país. Michela acredita que as pessoas devem concordar em fazer os exames. “Um teste-piloto que fizemos em 500 domicílios no Brasil teve boa aceitação.”
Fonte: Correio Braziliense
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

