Regional
HIPERTENSÃO: Diagnósticos da doença o crescem 14,2% na última década
O número de pessoas que convivem com a hipertensão no Brasil cresceu 14,2% na última década. Os diagnósticos passaram de 22 para quase 26%, no ano passado. O aposentado Ermelindo Nascimento, por exemplo, é hipertenso. Ele descobriu a doença em um check-up, porque não sentia nenhum sintoma. Para ele, apesar de nunca ter abusado demais, a má alimentação e o consumo de bebida alcóolica podem ter contribuído para o atual quadro de saúde.
“A época toda eu trabalhei em cozinha. Então, tinha muita facilidade com frituras, alimentação rica em gordura e carboidratos. Acredito que isso pode ter influenciado”.
A hipertensão arterial compromete órgãos importantes, como os rins e o coração. A doença pode também provocar um derrame cerebral. Por este e outros motivos, o Ermelindo adotou cuidados importantes com a saúde. Além da aferição diária da pressão, ele tem se exercitado e preferido alimentos saudáveis.
“Eu faço exercício quase todos os dias. Eu faço caminhada e às vezes faço exercício nos aparelhos do governo, na rua. E aqui em casa é só eu e minha esposa, só. E então no dia-a-dia nossa alimentação é bastante saudável, muita verdura e muitas frutas. A pressão ela corresponde a uma boa alimentação”.
Segundo a pesquisa Vigitel 2016, a maior parte dos casos de hipertensão arterial está sendo identificada em mulheres. Para tratar essas pessoas, mais de 76% das Unidades Básicas de Saúde em todo o país disponibilizam anti-hipertensivos e outros medicamentos que ajudam a controlar a pressão alta. Para saber mais sobre a Vigitel, acesse www.saude.gov.br.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

