Hemoce realiza coleta de sangue na terça-feira (31

Hemoce realiza coleta de sangue na terça-feira (31
Hemoce realiza coleta de sangue na terça-feira (31
Demanda por sangue aumenta no feriado, mas doações diminuem. Hemoce precisa de 250 doações todos os dias.

Para garantir o estoque de sangue no feriado do Ano Novo, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realizará coleta na terça-feira (31), na sede do hemocentro e no posto de coleta do Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, que também atenderá os doadores na quarta-feira (1º). Nesta segunda-feira (30), as doações poderão ser feitas também na Praça do Ferreira, no posto de coleta itinerante, que funcionará das 8 às 16 horas. Nesse dia, o hemocentro, que funciona na Avenida José Bastos, 3390, no Bairro Rodolfo Teófilo, atenderá 7h30 às 18h30.

O Hemoce precisa receber diariamente 250 doações para que o estoque se mantenha em um nível ideal, mas recebe cerca de 100 doações por dia. No período das festas de final de ano a situação se agrava, pois existe uma maior demanda e uma a queda no número de doações por causa dos feriados prolongados. O Hemoce precisa de todos os tipos sanguíneos, especialmente o A positivo, que é mais comum e, por esse motivo, mais utilizado, e o O negativo, o mais raro e, portanto, com menor número de doadores.

A doação dura cerca de uma hora e não traz riscos à saúde. Cada bolsa de sangue, com 400 ml, é capaz de salvar até quatro vidas. Entre os beneficiados, estão vítimas de acidentes, transplantados e pacientes com problemas de coagulação.  A medula repõe o sangue retirado em até dois meses nos homens e em três meses nas mulheres.

Requisitos

Para doar sangue, é necessário estar saudável e bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade só podem doar com o consentimento do responsável legal. O termo de consentimento, disponível em toda a hemorrede estadual e no site do Hemoce, deve ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, e anexada uma cópia de documento oficial com foto do representante legal. As doações podem ser feitas por todo o estado.

A hemorrede é composta de cinco hemocentros (Fortaleza, Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá) e um hemonúcleo em Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, além da sede, o Hemoce possui um posto de coleta do IJF. Em Fortaleza, o Hemoce atende 119 hospitais, entre eles, três de grande porte como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Instituto Dr. José Frota (IJF) e Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).

Horário de funcionamento Hemoce (Fortaleza) e Hemocentros Regionais

31 de dezembro (3ª feira) – 7h30 às 12h

1 de dezembro (4ª feira) – Fechado

Horário de funcionamento Posto de Coleta do IJF

31 de dezembro (3ª feira) – 13h às 17h30

1 de dezembro (4ª feira) – 13h às 17h30

Fonte: G1