Regional
Hemoce lança campanha de Semana Santa nesta terça-feira, dia 21
No período de grandes feriados, como é o caso da Semana Santa, os bancos de sangue precisam estar com os estoques abastecidos para atender a demanda dos hospitais. Por isso, o Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, realiza anualmente a campanha de doação para o feriado da Páscoa. Este ano a campanha traz como tema: “Doe sangue, pois é dando que se recebe”. O lançamento acontece nesta terça-feira, 21, às 9 horas, na sede do Hemoce.
O evento terá a participação do sanfoneiro Waldonys, padrinho voluntário da campanha há cinco anos, e do grupo Nova Criação que vão apresentar uma musical com encenações sobre a Paixão de Cristo. A campanha segue até o dia 16 de abril e tem como objetivo relembrar à população sobre a importância de doar sangue e manter o estoque regular para o feriado prolongado. Serão publicados informativos e cartazes nos transportes públicos de Fortaleza que incentivam o gesto voluntário.
A expectativa é que durante os 26 dias de campanha, 9.000 bolsas de sangue sejam coletadas em todo o estado. “É importante que as doações sejam feitas com antecedência, porque todo sangue doado passa por uma análise e processamento antes de ser liberado aos hospitais para os pacientes”, ressalta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce. Cada bolsa de sangue tem validade de até 42 dias.
O sangue doado ao Hemoce é utilizado em transfusões, cirurgias, no tratamento de pacientes com câncer e nos atendimentos de urgência e emergência de 427 unidades de saúde do Ceará. Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br)
As doações podem ser feitas na sede do Hemoce em Fortaleza, no posto de coleta no IJF, nos hemocentros regionais (Quixadá, Iguatu, Crato, Sobral), no hemonúcleo de Juazeiro do Norte, além das coletas externas que acontecem diariamente. O Hemoce destaca ainda que é necessário um intervalo entre uma doação e outra. Os homens podem doar a cada 60 dias no máximo 4 vezes ao ano e as mulheres a cada 90 dias até 3 vezes em 12 meses.
Serviço:
Lançamento Campanha de Semana Santa
Dia: 21 de março (terça-feira)
Hora: 9 horas
Local: Hemoce – Av. José Bastos 3390, Rodolfo Teófilo – Fortaleza, Ce
Assessoria de Imprensa do Hemoce
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Mundo6 dias atrásCardiologia mundial redefine conceito de infarto e alerta: exame de sangue isolado não basta para diagnóstico
