Ceará

Hemoce fortalece parceria com Exército para ajudar a salvar vidas

Published

on

O Hemoce, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, conta com o apoio de diversos parceiros para a conscientização da doação de sangue, incluindo empresas, instituições religiosas, escolas, universidades, associações. Na sexta-feira, 11 de setembro, o Hemoce recebeu representantes do Hospital Geral do Exército e dos quarteis da 10ª Região Militar com o objetivo de estreitar os laços entre as instituições e estabelecer um plano estratégico para ampliar o número de doadores voluntários da corporação.

Durante o encontro, a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, apresentou aos representantes como funciona o trabalho da Hemorrede no Estado, com um hemocentro coordenador, um hemonúcleo e quatro hemocentros regionais que atendem os 94% dos leitos hospitalares dos 184 municípios cearenses e 100% da rede SUS. O grupo visitou a área de hemoterapia da unidade, conhecendo as etapas do ciclo do sangue, desde a recepção do doador até o processo final de distribuição.

A parceria do Exército com o Hemoce ajuda a salvar milhares de vidas diariamente através da doação de sangue. Só em Fortaleza, aproximadamente 3.000 mil militares compõem a 10ª região do Exército. De acordo com o coronel Rômulo Timóteo, chefe do serviço de saúde, o vinculo entre a corporação e a unidade de saúde será fortalecido através de palestras de conscientização com o intuito de aumentar o número de coletas dentro da corporação.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente, a taxa de brasileiros doadores voluntários de sangue é de 1,8%, quando o ideal seria de 3,5 % da população brasileira. No ano de 2014, o Hemoce alcançou o número de 105 mil doações em todo o estado. Um índice que vem crescendo a cada ano. “É necessário conscientizar a população da importância da doação de sangue regular para que se torne um hábito voluntário com um único objetivo de ajudar a salvar vidas” disse Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar saudável, bem alimentado e pesar mais de 50 quilos. Quem tem menos de 18 anos, entre 16 e 17 anos, precisa apresentar o consentimento formal do responsável legal. O Hemoce criou um termo de consentimento que deve ser preenchido e assinado pelo jovem candidato à doação e também pelo responsável, anexando cópia do documento oficial. O termo de consentimento, que deve ser entregue na hora do cadastro para doação de sangue, está disponível no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

*Assessoria de Imprensa do Hemoce

EM ALTA

Sair da versão mobile