Brasil
Hackers apagaram quase 100 mil documentos do sistema da PRF
Equipes de tecnologia notaram a perda de informações importantes quando tentaram restaurar os sistemas atacados.
Um ataque cibernético contra a PRF (Polícia Rodoviária Federal) levou à perda de 97.900 documentos que estavam no sistema eletrônico da corporação. A descoberta ocorreu durante a análise de danos relacionados à investida criminosa, que mirou também outros órgãos de governo, como o Ministério da Saúde e a Polícia Federal e ocorreu no último dia 10 . As informações foram obtidas com exclusividade pelo R7 junto a fontes ligadas às investigações.
As equipes de tecnologia conseguiram restabelecer nesta terça-feira (21), o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), que é usado para checar informações de condutores, veículos e de integrantes do órgão.
A Polícia Federal também teve seus dados afetados pelos hackers. As investigações para chegar até os autores envolvem integrantes da própria PF e do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
A suspeita é de que um servidor, ou mais de um, com acesso privilegiado aos sistemas do governo tenha executado ou colaborado com os ataques. Investigações preliminares identificaram acessos autorizados nos sistemas que foram danificados, o que pode significar que o invasor tinha credenciais de acesso. Os dados excluídos da PRF envolvem dados de condutores, veículos e de policiais.
O SEI é utilizado tanto pela PRF quanto pela PF e os bancos de dados são contratados de empresas privadas. Pelo menos duas companhias foram alvo dos ataques. O método teria sido um ataque de ransomware, quando o sistema é invadido e informações são roubadas, para posteriormente ser solicitado resgate em criptomoedas.
Em nota, a PRF confirmou que um “incidente de segurança” ocorreu em uma de suas bases de dados e informou, que desde que o incidente foi identificado, a ação foi bloqueada. A corporação sustenta que não identificou vazamento de dados.
A Polícia Federal afirmou que não comenta investigações em andamento.
Fonte: Monitor R7
-
Iguatu2 semanas atrásProjeto sobre condutores de ambulância em Iguatu levanta questionamentos jurídicos, com foco no artigo 8º
-
Iguatu1 semana atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Noticias1 semana atrásProjeto “Pequenos Cirqueiros” realiza oficinas formativas em escolas da região metropolitana de Fortaleza
-
Brasil1 semana atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu1 semana atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias1 semana atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias7 dias atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Noticias1 semana atrásCeara tem chuvas em mais de 60 municípios entre domingo (22) e segunda-feira (23)

