Economia
Grécia vive nova greve geral contra os cortes de governo
[caption id="attachment_8099" align="alignleft" width="600"]
Passageiro é visto em frente à entrada fechada de uma estação de trem em Atenas, nesta quarta-feira (6) (Foto: Reuters)[/caption]Protesto pede que se mantenha a moratória aos despejos de inquilinos. Hospitais só oferecerão durante toda a jornada serviços mínimos.

Passageiro é visto em frente à entrada fechada de uma estação de trem em Atenas, nesta quarta-feira (6) (Foto: Reuters)
A Grécia vive nesta quarta-feira (6) sua quinta greve geral do ano contra as medidas de ajuste do governo de Antonis Samaras, uma greve que da mesma forma que as anteriores afeta basicamente o setor público, com funcionamento normal do comércio.
Desde a meia-noite estão atracados no porto todas as embarcações e não circulam ônibus, trolebus e trens, enquanto os metros e bondes funcionam normalmente.
Os controladores aéreos farão uma greve de três horas, entre as 12h e as 15h local (8h e 11h, horário de Brasília), e até as 16h local (12h, horário de Brasília) o pessoal aeroportuário, o que levou a alguns cancelamentos e várias modificações de horários.
O aeroporto de Atenas modificou os horários de 20 voos internacionais e de mais 40 voos nacionais.
Durante as três horas que durará a greve dos controladores, só serão despachados os voos de emergências de hospitais e os de aviões militares que participam de manobras já programadas.
Os hospitais só oferecem durante toda a jornada serviços mínimos, enquanto permanecem fechados colégios e universidades, tribunais e a maioria de escritórios municipais.
A greve, convocada pelas duas principais confederações sindicais, GSEE que representa o setor privado, e ADEDY, o público, é dirigido contra uma série de medidas aprovadas pelo Governo, como os cortes nos direitos trabalhistas, a abolição de fato dos convênios coletivos, a demissão ou mudança forçada de funcionários e a privatização de empresas públicas.
Os representantes sindicais exigem, além disso, a abolição da parte do imposto sobre bens imóveis que foi introduzido só transitoriamente e que uma nova lei prevê estabelecer de modo permanente.
Também pedem que se mantenha a moratória aos despejos de inquilinos, que será levantada a partir do próximo ano.
A greve coincide com a nova visita dos representantes da troika de credores, que ontem retomaram em Atenas sua análise sobre os progressos da Grécia no cumprimento do programa de reformas e de cujo veredicto dependerá o desembolso de um novo lance de ajuda no valor de 1 bilhão de euros.
Fonte: Portal G1
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias2 semanas atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação2 semanas atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

