Ceará

Governo do Ceará faz campanha de incentivo ao aleitamento materno

Campanha será aberta nesta terça-feira (4) durante seminário. Ação pretende incentivar os empregadores a facilitar o aleitamento.

Published

on

Campanha será aberta nesta terça-feira (4) durante seminário. Ação pretende incentivar os empregadores a facilitar o aleitamento.

 

Com o tema “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos”, o Governo do Estado do Ceará lança, nesta terça-feira (4), uma campanha de incentivo ao aleitamento materno. A campanha será aberta durante Seminário Estadual do Aleitamento Materno, das 8h às 13h, no Centro de Eventos do Ceará. A campanha se estende até sexta-feira (7).

A semana tem entre outros objetivos reforçar as ações dos empregadores para que os locais de trabalho facilitem e apoiem ativamente as mulheres trabalhadoras que amamentam. Para o seminário, foram convidados gestores municipais, representantes da iniciativa privada e da sociedade civil organizada e profissionais da atenção básica e assistência social.

Benefícios do aleitamento

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. Além disso, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Estudos demonstram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Ministério da Saúde preconizam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e, depois dessa idade, que os lactentes recebam alimentos complementares, mas continuem com o leite materno até os dois anos.

O leite materno contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento das crianças De acordo com especialistas,  o aleitamento materno pode evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo; evita diarreia e infecção respiratória; diminui os riscos de alergia, de hipertensão, colesterol alto e diabetes. Além disso, crianças amamentadas tiveram uma chance 22% menor de vir a apresentar sobrepeso/obesidade

Participarão do evento a primeira-dama do estado, Onélia Maria Leite de Santana, o secretário da Saúde em exercício, Henrique Javi, a coordenadora das Ações de Aleitamento Materno  do Ministério da Saúde Fernanda Ramos Monteiro, além de representantes das secretarias de Saúde dos municípios, 29 hospitais amigos da criança e nove bancos de leite humano de todo o Ceará.

Fonte: G1

EM ALTA

Sair da versão mobile