Noticias
Governo deve recuar e mudar decretos que alteraram Marco do Saneamento
O governo federal foi pressionado a recuar e propor alterações nos decretos assinados pelo presidente Lula em 5 de abril, que modificaram o Marco do Saneamento Básico. A decisão ocorreu após a Câmara dos Deputados agendar a votação com urgência de Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) para derrubar partes dos decretos. Com a promessa do governo de rever os decretos, os PDLs foram retirados da pauta.
Pelo menos dez deputados apresentaram PDLs, que permitem a revogação de decretos e portarias do governo que ultrapassam o poder de normatização sem passar pelo Legislativo. Antevendo uma derrota, o governo optou por revisar os Decretos 11.466 e 11.467 e se comprometeu a emitir novos decretos em breve.
A principal crítica aos decretos de Lula é permitir que as empresas estatais estaduais continuem prestando serviços de água e esgoto sem licitação. Isso vai contra um dos princípios da lei sancionada em 2020, que visa aumentar a concorrência e melhorar a qualidade da infraestrutura. O marco também estabelece a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, fornecendo água para 99% da população e coletando e tratando esgoto para 90%.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

